Teatro na Escola
.
“Vincent – por um toque de amarelo”
Cia de teatro “Casa Amarela”
“Todas as artes contribuem para a maior de todas as artes, a arte de viver.”
Bertolt Brecht
Segundo a Enciclopédia Britânica, a palavra teatro deriva do grego theaomai – olhar com atenção, perceber, contemplar. Theaomai não significa ver no sentido comum, mas sim ter uma experiência intensa, envolvente, meditativa, inquiridora, a fim de descobrir o significado mais profundo; uma cuidadosa e deliberada visão que interpreta seu objeto.
Nessa perspectiva, a apresentação da peça “Vincent – por um toque de amarelo” teve a finalidade de envolver, de forma poética, os alunos do 7º ano para imergir na vida e obra do pintor holandês Vincent Van Gogh.
Em Artes e Língua Portuguesa, os alunos tiveram contato com a vida e obra desse gênio da pintura, tão incompreendido pelos artistas da época.
Considerado “louco” pela literatura, apresenta um contraste entre a escuridão da sua vida e a magnitude de sua obra.
Na peça, Van Gogh dialoga com Ane, que representa a sua infância, mostrando a mudança de uma pintura sombria, com pouca luminosidade que, mais tarde, influenciado pela forte incidência solar na região de Arles (França), passou a destacar o amarelo em suas produções.
Acreditar nos sonhos, buscar concretizá-lo, não perder a esperança são algumas das reflexões sugeridas pelo texto encenado.
Profa. Marta Maria C. Fregnan Faça
mfaca@csj.g12.br
[clique na imagem abaixo para visualizar o álbum]