Ensino Fundamental – 1° ao 5° Ano

Ao ingressar no Ensino Fundamental, os alunos passam de uma experiência escolar pautada no campo da experimentação e das vivências próprias da Educação Infantil,  para o contexto de um currículo organizado por disciplinas, que demanda um aprendizado específico de como proceder com essa organização;  para a progressiva sistematização das experiências, além de serem apresentados a novas formas de relação com o mundo.

No início do Ensino Fundamental, os alunos estão vivendo grandes transformações em seu processo de desenvolvimento, isso  implica a ampliação das  “experiências para o desenvolvimento da oralidade e dos processos de percepção, compreensão e representação, elementos importantes para a apropriação do sistema de escrita alfabética e de outros sistemas de representação, como os signos matemáticos, os registros artísticos, midiáticos e científicos e as formas de representação do tempo e do espaço. Os alunos se deparam com uma variedade de situações que envolvem conceitos e fazeres científicos, desenvolvendo observações, análises, argumentações e potencializando descobertas.”*

Por isso, nessa etapa, as ações visam à apropriação e consolidação do Sistema Alfabético de Escrita e o desenvolvimento das habilidades de leitura, possibilitando uma outra forma de comunicação e conhecimento do mundo. Visam ao “estímulo ao pensamento criativo, lógico e crítico, por meio da construção e do fortalecimento da capacidade de fazer perguntas e de avaliar respostas, de argumentar, de interagir com diversas produções culturais, de fazer uso de tecnologias de informação e comunicação”*; possibilitam aos “alunos ampliar sua compreensão de si mesmos, do mundo natural e social, das relações dos seres humanos entre si e com a natureza”*.

Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, os alunos desenvolvem a progressiva autonomia intelectual, por meio da assunção, de modo significativo,  de responsabilidades relativas às ações necessárias para progredir no estudo e, também, desenvolvem a progressiva autonomia pessoal, por meio das demandas decorrentes das relações com todos os participantes da comunidade escolar.

*BNCC – Etapa do Ensino Fundamental

De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, são objetivos do Ensino Fundamental:
I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.