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Acreditamos que a educação e o teatro em todas as suas formas são instrumentos primordiais à transmissão de cultura e ampliação de ideias para tornar o jovem um agente de suas próprias mudanças.
Em pleno século XXI, em que as crianças têm acesso a milhares de opções em DVDs, videogames, canais fechados exclusivamente infantis, qual o sentido de fazer teatro dedicado à infância? Qual o benefício de levar uma criança ao teatro ou oportunizá-lo na escola? Ao verificar o esvaziamento de inúmeras salas com espetáculos para crianças, pode-se perguntar: o teatro é uma atividade obsoleta?
A partir de todas essas questões, pretende-se responder a uma pergunta que engloba todas elas: “Qual a importância do teatro na escola?”
Corroboramos com a ideia de que “o teatro é um exercício de cidadania e um meio de ampliar o repertório cultural de qualquer estudante” (Ingrid Dormien Koudela*). Ele promove a aprendizagem de forma lúdica e prazerosa, contando com as artes cênicas enquanto recurso pedagógico. A proposta de levar os alunos para prestigiarem atividades artísticas dentro da escola busca contextualizar os conteúdos de diversas áreas do conhecimento. Além disso, pretende-se desenvolver a sensibilidade artística dos educandos na perspectiva da arte-educação, promovendo o contato com o teatro dentro da escola e instigando que o aluno aprecie a arte fora da escola também.
A formação integral do aluno passa por uma compreensão do mundo em que ele vive, incluindo a interpretação de manifestações artísticas que são, em sua maioria, subjetivas. Nesse sentido, procuramos trazer à escola espetáculos que contribuam para esse desenvolvimento. Entendemos que ao oportunizar o teatro na escola trabalhamos uma outra linguagem que promove a aprendizagem e o desenvolvimento do aluno. Utilizar o teatro aliado à educação favorece aos educandos um conhecimento diversificado e lúdico, existindo um clima de liberdade o qual o aluno libera as suas potencialidades, expressando seus sentimentos, emoções, aflições e sensações. Essa atividade oportuniza ao aluno associar os elementos extralinguísticos (cenário, figurino, iluminação etc) aos linguísticos e às características desse gênero textual.
É importante salientar que cada peça tem um tema que é previamente discutido com os alunos por meio de leituras de livros e discussões. E, após as apresentações, é organizada uma roda de conversa com autores das obras lidas e os alunos de cada ano, proporcionando a eles o diálogo entre os autores e suas próprias percepções de leitura, bem como as relações da obra lida ao espetáculo assistido.
O teatro na escola permite que o aluno compreenda o teatro enquanto arte e o aprecie. Quando a escola medeia a leitura de uma apresentação teatral ou uma obra de arte, está promovendo uma educação que torna o educando mais sensível ao mundo que o cerca e conhecedor de si.
*Ingrid Dormien Koudela é consultora do Ministério da Educação na elaboração dos Parâmetros Curriculares Nacionais.
Cronograma das apresentações:
– 05/04 – Vincent – por um toque de amarelo – 7º ano
– 08/06 – O voo do menino – 6º ano
– 14/09 – O Príncipe – 8º e 9º anos
– 20/09 – Candim – 6º ano
– 25/10 – A menina na janela – 7º ano
Coordenadora Pedagógica
Professores de Língua Portuguesa e Arte