Visando à formação integral, durante o mês de agosto e início de setembro, os alunos dos 4°s anos foram conhecer o CEGERH – Centro de Geriatria, Reabilitação e Hospedagem, que fica próximo ao Distrito de Engenheiro Schmitt.
Depoimentos dos alunos
Visitar o CEGERH foi uma experiência incrível para nossa turma, pois compartilhamos com as pessoas que necessitam de ajuda que não podem ver suas famílias, que não podem ter a liberdade de andar, ouvir histórias, se alimentar sozinhos e também de serem ouvidos.
Nós sentimos muitos felizes em poder ajudar alguém, ler nossas histórias e também fomos convidados por alguns idosos a ouvir suas histórias de vida.
Nossa colaboração também foi em compartilhar um delicioso café da manhã, em proporcionar algumas horas de alegria, leituras e músicas. O 4º.ano A aprendeu que um precisa do outro para viver e que é triste viver sem ter alguém para conversar e se alegrar.
Alunos do 4º ano A – Tutora: Ana Paula Melchiori
Ficamos muito felizes de ver que os idosos são bem cuidados e ao mesmo tempo ficamos tristes, pois alguns idosos não são visitados pelos familiares.
Nós doamos nosso tempo, carinho, um lanche delicioso e dois colegas levaram um violão e um violino que deixou os idosos muito animados com as músicas. Também lemos muitas histórias e poemas para ele.
Alunos do 4º ano B – Tutora: Gabriela Chiarelli Santana de Castro
A visita ao CEGERH foi uma experiência única em nossas vidas. Gostamos muito do contato com os idosos e de promover um dia melhor para eles e, principalmente, em nossas vidas.
No hospital, conhecemos uma idosa de 106 anos e vimos o quanto são bem cuidados pelos funcionários.
Os idosos vivem em harmonia, são amorosos, tem um ótimo senso de humor, nos contaram piadas e nós também tivemos oportunidade de contar algumas para eles. São muito divertidos!
Fizemos algumas apresentações para eles: declamamos cordéis; as meninas cantaram a música “Trem Bala”; e também tocamos algumas músicas no violão.
Ajudamos os idosos na fisioterapia, cantando, exercitando e brincando muito também…
Durante o passeio no sol, enquanto caminhávamos, ouvimos um pouco mais das histórias da vida deles, contaram sobre as árvores que tem no pomar e nos enchemos de muito carinho. Os idosos são muito simpáticos e adoram conversar.
Na hora do lanche tivemos o prazer de compartilhar as deliciosas comidas, e boas conversas também fizeram parte desse momento.
Nesse dia, colocamos em prática algumas virtudes como: respeito, paciência, responsabilidade e o mais importante, nos colocar no lugar do outro.
Enfim, essa visita foi muito marcante para todos nós. Voltamos de lá cheios de amor e alegria no coração.
Alunos do 4º ano C – Tutora: Renata C. Bortoli Ferraz
Visitar o Cegerh foi uma experiência única. Conhecemos um pouco da realidade de pessoas que alcançaram a terceira idade e que precisam de cuidados especiais. Não tivemos a oportunidade de saber sobre a intimidade de cada um, mas pudemos contribuir com várias coisas essenciais à vida e que nunca são demais: amor, carinho, atenção, um abraço apertado, uma palavra amiga e a mão para um simples passeio naquele lugar onde o verde do gramado e a luz do sol se unem para trazer tranquilidade a todos que ali vivem. Os idosos são muito receptivos, porém há aqueles que se destacam pela alegria nos olhos e a vontade de compartilhar sobre o que fizeram no passado. Alguns nos contaram lindas histórias e cantaram belas canções. Não há como se esquecer da Dona Beijinho, uma senhora que adorava ganhar beijos de todos da turma. Para encerrar o momento, tomamos um delicioso café da manhã!
O passeio nos proporcionou reflexões importantíssimas. Durante a nossa roda de conversa, o que mais mexeu conosco foi a valorização do que temos e sobre o nosso convívio familiar. Nos preocupamos tanto em “ter”, que às vezes o “ser” é deixado para trás e quando nos damos conta, passaram-se muitos anos e fica mais difícil resgatar tantas coisas que são essenciais para sermos felizes hoje.
Amar ao próximo não faz mal a ninguém!!!
Alunos do 4º ano D – Tutor: Rafael de Castro Lima
O passeio foi muito bom porque visitamos as três unidades do CEGERH. Em uma delas visitamos idosos com necessidades especiais. Na outra, vimos uma senhora que tem 107 anos de idade e uma senhora que pediu em casamento o nosso amigo João Lucas.
Lanchamos com os senhorzinhos e senhorinhas na primeira unidade e também conhecemos o Seu João; ele contou várias histórias sobre sua vida.
Ciane, Cristine e Pedro Silva
O passeio foi muito divertido, pois nós fizemos um lanche coletivo com os idosos, conhecemos uma senhora de 107 anos, que gosta de abraços, conhecemos vários ambientes do lugar e escutamos várias histórias de um senhor.
Alice, Ana Júlia e Lorena
A ida ao CEGERH foi uma grande experiência. Fomos para lá de van escolar.
Os idosos são completamente saudáveis e bem cuidados. Lá cuidam de pessoas até com mais de 100 anos. Visitamos três unidades, dentre elas a hospitalar.
Nós cantamos, fizemos perguntas e tomamos lanche com eles: salgados, doces e sucos que levamos. Eles foram carinhosos conosco e nós também.
Foi muito bom conhecer as pessoas desse lugar e aprender coisas novas.
Beatriz, Helena e Pedro Conrado
Nós achamos que foi muito interessante a visita ao CEGERH. Conversamos com os idosos sobre diferentes coisas.
Vimos a unidade hospitalar, lá tem três unidades. Foi na primeira que vimos o Tarso, um rapaz que tem um problema na perna, falamos nossa data de nascimento e falou o dia da semana que era e acertou de todos. Na segunda unidade, tem uma mulher de 107 anos. Ficamos surpresos. Depois fomos para a última unidade, que tem o Seu João, ele mostrou o quarto em que ele dorme. Servimos os doces e salgados que levamos e fizemos um lanche com eles.
Eduardo Sayeg e Gabriel
Nós ficamos surpresas, pois os idosos hospedam-se lá por opção. Sabendo que eles não estão sozinhos e que eles estão felizes nos despertam felicidade.
Percebemos que todos os idosos tem uma ótima condição de vida, tanto de saúde como de carinho. Por isso, nesse estabelecimento existe uma senhora com a idade de 107 anos.
Foi muito divertido, pois cantamos para eles e conhecemos muitas pessoas, dentre eles, o Seu João, um senhor muito alegre que nos contou várias histórias e nos mostrou o seu quarto.
Nós nos divertimos muito e esperamos que eles também tenham se divertido.
Laura, Maria Clara e Rafaela
Nós gostamos muito da visita ao CEGERH porque conversamos com os idosos e cantamos. Também fizemos um lanche coletivo.
Lá tinha uma velhinha de 107 anos, nós a abraçamos e demos carinho a ela. Tinha um velhinho que se chama João que nos contou uma história e tinha um homem portador de necessidades especiais que acertava o dia da semana que nós nascemos, era só falar a data de nascimento.
Hérick, João Lucas e Pedro Toniolo
Nós gostamos do CEGERH. Gostamos dos idosos, eles são bonitos. Os funcionários cuidam bem deles. Conhecemos o Seu João, ele é muito simpático. Conhecemos uma senhora de 107 anos, ela sabia cantar uma música e falar onde ela nasceu.
Lá tem muito espaço para eles andarem, tem também uma piscina e hidromassagem.
Enzo, Henrique e Pedro Raposo
Alunos do 4º ano E – Tutora: Maria Regina Gimenez de Fávari
A experiência foi muito boa porque nos fez lembrar dos idosos que temos na família, que amamos. Ajudar o outro nos deixou felizes. Foi como se fossem da nossa família.
Como eles não recebem muitas visitas, ficamos felizes em termos ido. Cantamos, lemos poemas, adivinhas, e uma amiga da sala fez pulseiras para presenteá-los. Houve o momento do lanche que compartilhamoso que levamos. Ficaram felizes e nós também. Foi uma tarde diferente . Conhecemos várias histórias de várias famílias diferentes.
Foi bom saber que ajudamos e alegramos um pouco a vida deles.
Conhecemos uma idosa de 104 anos. Diva é uma idosa muito fofa, que nos contou histórias.Quando chegamos no CEGERH, fomos muito bem recebidos pelo senhor Geraldo. Hélio é um senhor muito simpático que gostou muito de nós.
Alunos do 4º ano F – Tutora: Ana Paula Sanchez
Equipe Pedagógica do 4º ano do Ensino Fundamental
.
[clique na imagem abaixo para visualizar as fotos]