Foi o que os alunos dos 4°s anos fizeram nos dias 26/05 e 02/06 em excursão à Fazenda Santa Maria do Monjolinho, que fica no município de São Carlos – SP.
Acompanhados pelos tutores e monitores do local, puderam conhecer as construções da época da escravidão e entender um pouco mais os conteúdos estudados em sala de aula. Ao entrar na senzala e no casarão, de 1887, e perceber o espaço físico destinado aos moradores de cada local, puderam pensar também em outras relações entre os grupos sociais do lugar, que eram vigentes pelo país afora.
Depois da experiência, os alunos fizeram um registro escrito individual e, com base nele, foram convidados a participar da elaboração coletiva de uma reportagem de turismo, gênero que estão estudando. Na elaboração coletiva do texto, além de pensar no que e em como dizer, eles precisaram negociar os sentidos, a escolha das expressões, o lugar em que as informações deveriam aparecer… Foi um exercício com muitas demandas: recorrer ao registro feito, vasculhar a memória, ouvir a participação dos colegas, coordenar a parte já escrita com a informação que desejavam inserir, reler, revisar…
Eis, a seguir, as reportagens produzidas.
Equipe Pedagógica do 4º ano