Para quem estuda Matemática, saber a famosa tabuada de multiplicação é fundamental. Muitos teóricos discutem sobre esta questão: seria necessário mesmo decorar a tabuada, ou seria melhor entendê-la?
Ambos são importantes; entender é fundamental, mas decorar é mais do que necessário. Os alunos começam a ter problemas quando aparecem as famosas contas de vezes e as de dividir. Este problema só é agravado porque os alunos não conhecem a tabuada de multiplicação e quando não a conhecem, qualquer conta simples se torna tão trabalhosa que o aluno acaba por desistir.
Discutir com os alunos sobre a relação dos produtos da multiplicação e as propriedades envolvidas nos cálculos ajuda a memorizar os resultados e a encontrar os que eles não sabem de cor. Outra estratégia é usar a tabuada nos jogos matemáticos. É isso que os alunos do 4º ano estão fazendo, brincando com a tabuada.
Confira algumas imagens de como foi esta atividade…
Profa. Ana Paula Sanchez
asanchez@csj.g12.br
Profa. Gabriela Chiarelli Santana de Castro
gcastro@csj.g12.br
.
Clique na imagem abaixo para visualizar as fotos]