05 a 07 de maio de 2017 – 7º ano
A construção do conhecimento em conjunto com valores e princípios fundamentais na formação do ser humano e na forma como ele enxerga o mundo, essa é a proposta da viagem SP Cultural.
Os alunos estão inseridos em um ambiente de descobertas contínuas, seja na escola ou em casa. Mas, engana-se quem pensa que somente neste dois ambientes – familiar e educacional – que os alunos aprendem. As descobertas e as constatações de algo em que só se conhecia na teoria podem e devem estar presentes nas saídas e viagens pedagógicas promovidas pela escola. Esses momentos não são apenas passeios movidos a diversão, mas, sim, valiosas oportunidades de promover o aprendizado além dos muros da escola, permitindo que as crianças e os jovens levantem hipóteses, descubram novos conhecimentos e vivenciem na prática o que aprenderam na escola.
Essa extensão da sala de aula em diferentes locais e contextos culturais é excelente para estimular ainda mais o espírito coletivo e a colaboração entre alunos e educadores. As viagens pedagógicas e culturais geram muita expectativa nos estudantes e os estimulam a manter um olhar crítico sobre o que se está conhecendo. Muito além do que se aprende em uma aula, vivenciar aventuras e dividir espaços e vontades com os amigos é uma excelente forma de se desenvolver. O aluno pode assim, associar o que aprendeu a situações e cenários reais de forma espontânea e divertida. As excursões pedagógicas ajudam na formação de pessoas mais cultas, felizes e conscientes. A visita monitorada tem como objetivo contribuir no processo de ensino-aprendizagem, através de atividades práticas que estimulem a observação e levem o educando a interagir com o ambiente visitado. De maneira geral contribuem para a socialização dos educandos e facilitam a aprendizagem.
Como abordado anteriormente, durante as saídas e viagens pedagógicas os alunos se divertem sim, porém, o foco acadêmico dessas atividades é desenvolver nos estudantes habilidades importantes para a sua formação integral. Em uma visita a museus, por exemplo, os alunos praticam a habilidade de observação, seleção, comparação e análise de dados, além de trabalharem com diferentes formas de registro e interpretação, que envolvem a leitura, a escrita e diversas maneiras de expressão. Sem falar que por estarem em um ambiente novo, os estudantes revisitam importantes habilidades sociais, como responsabilidade, autonomia, respeito, cooperação, solidariedade e tolerância.
Sendo assim, desenvolvemos o referido projeto de viagem, de cunho pedagógico e cultural à capital do Estado de São Paulo, a fim de proporcionar aos educandos uma oportunidade de conhecer a cidade de São Paulo e seus pontos culturais e turísticos. No decorrer da viagem os alunos visitaram o Butantan, o Museu do Futebol, a Pinacoteca, o museu Catavento, o Aquário de São Paulo e o museu da imigração, atingindo assim o objetivo de propiciar a oportunidade de ampliar o conhecimento dos educandos de maneira prática, participativa e cidadã.
Profa. Maria Fernanda Faccipieri Silva
mfsilva@csj.g12.br
Prof. Guilherme Martins Sonehara
gsonehara@csj.g12.br
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