Acreditamos que a educação e o teatro, em todas as suas formas, são instrumentos primordiais à transmissão de cultura e ampliação de ideias para tornar o jovem um agente de suas próprias mudanças.
Em pleno século XXI, onde as crianças têm acesso a milhares de opções em DVDs, videogames, canais fechados exclusivamente infantis, etc. Então, qual o sentido de fazer teatro dedicado à infância? Qual o benefício de levar uma criança ao teatro? Ao verificar o esvaziamento de inúmeras salas com espetáculos para crianças, pode-se perguntar: O teatro é uma atividade obsoleta? Verificamos que diversas escolas ainda optam por levar seus alunos para assistirem a espetáculos teatrais. Por quê? Como, em geral, professores e alunos são preparados para as atividades?
A partir de todas essas questões, pretende-se responder a uma pergunta que engloba todas elas: “Qual a importância de fazer e assistir teatro hoje em dia?”.
O projeto Portinari visa a promover a aprendizagem de forma lúdica e prazerosa, utilizando as artes cênicas como recurso pedagógico. A proposta de levar os alunos para prestigiarem atividades artísticas dentro da escola, busca contextualizar os conteúdos de diversas áreas do conhecimento. Além disso, pretende-se desenvolver a sensibilidade artística dos educandos na perspectiva da arte-educação, promovendo o contato com o teatro dentro da escola e instigando que o aluno aprecie a arte fora da escola também. Ainda nesse movimento, conscientizamos sobre a importância de realizar viagens culturais que agreguem sentido a este cenário acadêmico e incentivamos que os alunos participem.
A formação integral do aluno passa por uma compreensão do mundo em que ele vive, incluindo a interpretação de manifestações artísticas que são, em sua maioria, subjetivas. Nesse sentido, procuramos trabalhar a biografia do artista e suas obras a partir do espetáculo teatral “Candim”, idealizado e executado pela Cia da Casa Amarela. A peça mostra aspectos da vida do famoso pintor brasileiro Cândido Portinari. O grupo parte das recordações da infância do artista, vivida em Brodowski, interior de São Paulo. Fala das brincadeiras que permearam a vida do menino, os sons de viola que sonorizaram o cotidiano dele, do medo de espantalho e da descoberta da pintura. Segundo a companhia, nesse período o espetáculo angariou mais de 40 prêmios.
O objetivo do Projeto Portinari é que os alunos consigam identificar as obras do artista, ampliando seu acervo imagético, que sejam capazes de fazer leitura e interpretação tanto das obras visuais assim como da linguagem teatral e, por fim, mas não menos importante, que valorizem a cultura e identidade regional e nacional.
A conclusão do projeto culminará na exposição das releituras das obras de Portinari e suas respectivas leituras e na realização de um trabalho interdisciplinar entre Língua Portuguesa e Arte.
Além disso, os alunos participaram de uma viagem cultural ao Museu Casa de Portinari e à Igreja matriz de Batatais. O roteiro também abrangia a cidade de Altinópolis, onde puderam fazer geoturismo e observar a Gruta de Itambé que possui 28m de altura e 350m de galerias. A proposta era que conhecessem a região composta por rochas sedimentares da Bacia do Paraná, planícies e várzeas. A visita se estendeu às esculturas do artista italiano Bassano Vaccari que ficam na Praça das Esculturas, um museu a céu aberto.
Profa. Maria Fernanda Faccipieri Silva (Língua Portuguesa)
mfsilva@csj.g12.br
Profa. Marcella de Piemonte Pereira Borges (Arte)
mborges@csj.g12.br
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