Integrado pelas disciplinas de Ciências, Geografia e História, o projeto tem como objetivo possibilitar aos alunos o contato com propriedades rurais e também com empresas de nossa região, que contribuem para o desenvolvimento econômico, com tecnologia avançada e responsabilidade ambiental. Saber de logradouros que praticamente desapareceram, incita reflexões sobre as causas e as transformações da agricultura da região.
É uma oportunidade para o aluno adquirir conceitos, procedimentos e atitudes que operem como instrumentos para a interpretação do mundo em que vivemos, capacitando-os nas escolhas que farão como individuo e cidadão.
Os alunos do 7º ano, orientados pelos professores de Ciências, Geografia e História, visitam algumas propriedades em municípios vizinhos, cujos proprietários buscaram fontes alternativas de renda, diferente dos ancestrais, relacionando as características do ambiente natural e cultural com a qualidade de vida.
03/05 – Potirendaba – Fábrica Bebidas Poty
Modelo de gestão ambiental e de qualidade. Mostrar ao aluno que é possível o desenvolvimento e tecnologias modernas andarem de mãos dadas com a preservação do meio ambiente.
03/05 – Vila Ventura
Vila pertencente à Ibirá, hoje com poucos habitantes. Desenvolver a consciência sobre a importância desse patrimônio social histórico, que hoje sofre as consequências do êxodo de seus habitantes por falta de oportunidades de trabalho, após a substituição das lavouras de café por cana de açúcar, tornando-se uma vila desabitada.
07 e 13/06 – Uchoa
Café Colonial em antiga fazenda da família Baffi (história rural e culinária). Com uma área de 27 alqueires, a antiga propriedade de Melchiore Baffi, italianos calabreses que chegaram em Uchoa no início do século XX, se propõe a resgatar, valorizar e compartilhar costumes e tradições (criatórias, agrícolas, culturais, religiosas) que, em seu conjunto, nos permitem compreender melhor a natureza, a sociedade e a cultura da região noroeste paulista.
21/06 – Japurá
Cidade extinta em decorrência da Malária (banhada pelo Rio São Domingos) e crise de 1929, restam hoje algumas edificações: cadeia, igreja, estação ferroviária e uma moradora que permanece no local, Sra. Idalina, guardiã da história e decadência do povoado.
Museu de Paleontologia Pedro Cândalo (Uchoa) – fósseis de crocodilos, tartarugas e dinossauros que viveram em nossa região há milhões de anos. Com acervo de mais de 400 peças, o museu recebe orientação e estudo de paleontólogo de Monte Alto.
03/08 – Tabapuã
Sítio Beija-Flor- propriedade rural com plantações de Seringueira e de Macadâmia, planta exótica que se adaptou a essa região, sendo industrializada no próprio sítio, de sabor e qualidade incomparáveis.
Oferece um mini museu com peças e utensílios usados pelos ancestrais e instrumentos que passaram pelas mãos dos trabalhadores e agora ficam em exposição para os visitantes.
Tratadores de passarinhos estão espalhados pelo sítio, atraindo canários, tico-ticos e mais espécies, tornando o passeio mais bucólico.
Metodologia
Os alunos foram orientados sobre o tema pelos professores engajados no Projeto, desenvolvendo pesquisas e discussões.
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Mara Cristina B. da S. Freitas – Coordenadora Pedagógica
mfreitas@csj.g12.br
Profa. Débora Torres Megiane Carvalho – Geografia
mcarvalho@csj.g12.br
Prof. Guilherme Martins Sonehara – Ciências
gsonehara@csj.g12.br
Prof. Ricardo Augusto Aidar Abib – História
rabib@csj.g12.br
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