Presépio, na língua portuguesa, designa o local onde se recolhe o gado ou o estábulo. O presépio, todavia, é também uma referência cristã que remete para o nascimento de Jesus em Belém, na companhia de José e de Maria. Conta a Biblia no livro de Lucas 2:1-7 que, por motivo de recenseamento de toda a Galileia, José e Maria foram para as imediações da Judéia, na cidade de Davi, chamada de Belém. De acordo com a mesma fonte, após o nascimento, ele foi envolto em panos e deitado em uma manjedoura destinada á alimentação de animais, pois não havia lugar para eles na estalagem, e foi reconhecido, após nascimento, por pastores da região, avisados por um anjo, de acordo com o livro de Lucas 2:10-16, e, uns dois anos mais tarde, não na manjedoura, mas na casa de Jesus, por reis magos vindos do oriente, guiados por uma estrela, os quais ofereceram ouro, incenso e mirra à criança, de acordo com o livro de Mateus 2:1-12.
Segundo a Bíblia no livro de Mateus 2:13-18, estes acontecimentos ocorreram no tempo do rei Herodes, que teria mandado matar todas as crianças de 2 anos para baixo, por medo de perder o seu trono para o futuro rei dos judeus..
Significado
O presépio é uma montagem com peças, que faz referência ao momento do nascimento de Jesus Cristo. Com o menino Jesus na manjedoura ao centro, o presépio apresenta o local e os personagens bíblicos que estavam presentes neste importante momento cristão.
Origem do presépio de Natal
De acordo com fontes históricas, o primeiro presépio foi montado por São Francisco de Assis no Natal de 1223. Ele montou o presépio em argila na floresta de Greccio (região do Lácio – Itália). Sua ideia era explicar às pessoas mais simples o significado e como foi o nascimento de Jesus Cristo.
No século XVIII, a tradição de montar o presépio, dentro das casas das famílias, se popularizou pela Europa e, logo em seguida, por outras regiões do mundo.
Tradição da montagem do presépio
É tradição em várias regiões do mundo a montagem do presépio na época de Natal. Os presépios podem variar em tamanho e materiais usados. Existem presépios minúsculos e outros em tamanho real. As peças podem ser feitas de madeira, argila, metal ou outros materiais. O mais comum, atualmente, é a montagem dentro das casas das famílias cristãs. Porém, encontramos também presépios em lojas, empresas, praças, escolas e outros locais públicos.
Peças do presépio (personagens representados)
- Menino Jesus (filho de Deus e o Salvador)
- Virgem Maria (mãe de Jesus Cristo)
- José (pai de Jesus Cristo)
- Manjedoura com palhas em um curral (local onde nasceu Jesus)
- Burro e Boi ou ovelhas (animais do curral, representam a simplicidade do local onde Jesus nasceu)
- Anjos (responsáveis por anunciar a chegada de Jesus)
- Estrela de Belém (orientou os reis Magos quando Jesus nasceu)
- Pastores (representam a simplicidade das pessoas do local em que Jesus nasceu)
- Reis Magos (Melquior, Baltazar e Gaspar)
.
Já são mais de quinze anos que essa tradição se repete no Colégio São José. Quando novembro chega ao seu fim, é grande a expectativa em montar com carinho e dedicação o símbolo que antecede o Natal.
Nesse tempo tudo se transforma e a magia do nascimento de Jesus toma conta de cada um de nós transformando-nos ainda que minimamente em seres mais humanos e sensíveis.
Estamos no advento, que é o tempo da espera, tempo onde limpamos e enfeitamos nossas casas, e com isso, de uma forma indireta faxinamos nossas almas, dando lugar às reflexões e votos de mudança para um novo ano que se iniciará.
Que o Menino Jesus ilumine o Natal com a esperança de dias melhores e momentos especiais em suas vidas. Que Ele ilumine suas famílias para que jamais esqueçam que a compreensão é a base de tudo. Que este Natal seja mais do que uma festa, seja uma celebração de um recomeço de paz e amor entre os homens de boa vontade.
Feliz Natal e Próspero Ano Novo
Roberto Ferrari
rferrari@csj.g12.br
Mara Cristina B. da S. Freitas
mfreitas@csj.g12.br
[clique na imagem para visualizar o álbum]
Excelente! Feliz Natal!