A pintura corporal é uma manifestação cultural presente em várias sociedades, como os indígenas, hindus, africanos e na sociedade ocidental por meio da maquiagem e da tatuagem. É dentro desse universo de pintura corporal que iniciamos os nossos estudos.
Os 7ºs anos tiveram contato no capítulo 5 e 6 com a Arte Africana e a Arte Indígena. Durante as aulas eles tiveram acesso através de vídeos, imagens, produção visual, às culturas desses povos como dança, música, tradições, ambiente religioso, produção artística – pintura corporal, entre outros.
Os índios utilizam a pintura corporal como meio de expressão ligado aos diversos manifestos culturais de sua sociedade. Para cada evento há uma pintura específica: luta, caça, casamento, morte. Todo ritual indígena é retratado nos corpos dos mesmos na forma de pintura, é a expressão artística mais intensa dos índios.
Muitas tribos africanas também usam a pintura corporal com significados particulares a cada evento, e para embelezar-se. A natureza também é muito retratada nesse tipo de pintura corporal.
Analisando esses tipos tradicionais de pintura corporal os alunos puderam notar o choque cultural existente entre as sociedades, e observar também como é mutável o conceito de beleza. No entanto, a pintura corporal na sociedade contemporânea ocidental baseia-se nos mesmos princípios de embelezar-se e expressar algo.
A maquiagem sempre foi um artifício feminino de beleza. As técnicas de maquiagem crescem ininterruptamente e seguem tendências e padrões. Entretanto, não apenas as mulheres utilizam a maquiagem, o teatro, o cinema e a fotografia também a utilizam para fins artísticos, para expressar ideias, enfatizar o desejado nas imagens e fazer referências sócio-culturais a depender da manifestação.
A pintura corporal é mais que uma mera característica de manifestação cultural da humanidade, é parte integrante da formação da maioria das sociedades.
A partir dessa percepção que o TB de ARTE – Pintura corporal teve como objetivo que os alunos partissem do seu contexto contemporâneo imagético para produzir uma pintura facial a qual deveria ter como referência o cinema, clipes musicais, a própria arte visual e artistas.
Relato Experiência:
“Eu amei a experiência de fazer pintura corporal porque eu acho que eu nunca teria tido essa oportunidade. Foi algo novo na minha realidade. Gostaria de fazer mais vezes.”
Ana Luisa Vianna – 7ºA
“Descobri que os utensílios de maquiagem podem ser utilizados de diversas formas. Foi uma boa experiência, e a maquiagem pode ser algo divertido, nem sempre ligada à estética.”
Larissa Granja Sant’Anna – 7º A
“Eu amei a experiência, achei divertido pois nós tivemos que realmente ir atrás da nossa referência de imagem e produzi-la. Foi muito legal o processo de antes: pesquisar, procurar materiais, testar e colocar tudo em prática.”
Beatriz Garcia Viçoso – 7º A
“Foi uma experiência diferente de desenhar no papel, pois tem o volume e as dimensões do corpo humano que não é plano. Gostei muito de fazer a pintura corporal.”
Heitor Medeiros – 7ºA
“Eu gostei muito da experiência. Foi legal pintar o rosto do amigo e vice-versa, pois também se cria um pouco de confiança no colega. Foi tudo muito bom, mexer com a tinta, fazer pesquisas e saber a pressão que as pessoas que trabalham com isso sentem! Resumindo, eu amei! #somostodospandas”
Carolina – 7ºB
“A pintura corporal é uma maneira de você se expressar sem ser no papel, fazendo pinturas diferentes, de um modo diferente. Foi mais divertido pintar e trabalhar com meu amigo e deixa-lo me pintar e pintá-lo (o pincel faz muita cosquinha!) Me pintar de algo diferente, me fez sentir diferente! #somostodospandas”
Lívia Brizoti – 7º B
“Eu achei a experiência muito legal. Depois de quase uma aula pintando o rosto e vendo o resultado…Foi super incrível! Conforme pintavam meu rosto eu queria ficar olhando o tempo todo no celular para ver como estava ficando, porque queria muito que acabasse. A Carol me pintou da personagem Arlequina. Eu gostei muito!”
Beatriz – 7ºB
“Foi uma experiência muito divertida, que desenvolveu criatividade trabalho em grupo. Todos nós adoramos!”
Sofia -7ºC
“Bom, ter feito a pintura corporal foi uma experiência mágica. Nunca tinha sentido como é desenhar em uma pessoa e vi que não é tão fácil como parece. Amei!”
Beatriz P. – 7ºC
“Eu gostei muito da pintura corporal, porque você faz desenhos muitos legais na sua pele, às vezes é fácil fazer no papel, mas é um grande desafio fazer esses desenhos na pele. Eu gostei, pois você se sente um artista, um pintor, uma pessoa com habilidades importantes.”
Gabriel – 7ºC
“Amei a experiência, achei super legal, divertido, interativo, expressivo, onde conseguimos expor nossa criatividade. Acho que deveríamos ter mais aulas assim, pois nos divertimos muito. Seria legal quem não conseguiu se pintar, se pintar e ter outra oportunidade e quem já fez fazer de novo porque é realmente divertido: podemos nos fantasiar, sermos quem quisermos por um dia!”
Isadora – 7ºD
“Achei essa atividade muito divertida, pois além de ser diferente do que estamos acostumados (arte no papel) podemos escolher o tema e mostrar no recreio para os outros amigos, e além disso, foi muito engraçado.”
Maria Eduarda -7ºE
Profa. Marcella de Piemonte Pereira Borges
mborges@csj.g12.br
.
[clique na foto para visualizar o álbum…]