Ao longo do 2º trimestre, os professores Ana Cláudia Ciencia, Constâncio Moura, Eleovan Mascarenhas e Vitor Pavanello desenvolveram um projeto no itinerário Sociedade e Comunicação (Ciências Humanas e Linguagens) voltado à realização de uma simulação da ONU – mais especificamente do ACNUR, Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados. A iniciativa se embasa no curso de formação para simulações da ONU realizado pela FACAMP (do qual participaram os professores Ana e Constâncio), além de orientações da própria ONU e no desafio internacional “Refugee Challenge”, o qual visa promover o protagonismo juvenil para discussão e elaboração de resoluções para a problemática dos refugiados.
Após alguns meses de pesquisas e preparação, a assembleia aconteceu nos dias 12 e 14 de setembro, no período da tarde. No primeiro dia dos trabalhos, para a abertura da sessão, as delegações (compostas por cerca de 55 estudantes de 1º e 2º anos do Ensino Médio) receberam o Dr. William Torres, Doutor em Relações Internacionais pela Universidade de Sussex (Inglaterra), e Assistente Sênior do Escritório da ACNUR em São Paulo, com experiência em Direito e Relações Internacionais. Em seguida, tomaram lugar os Discursos de Posicionamento Oficial de cada nação e os debates. No segundo dia, abriram a tarde os discursos proferidos pelo diretor pedagógico, Jesus Piñeiro, e pelo professor de Direitos Humanos Eleovan Mascarenhas. As delegações, então, elaboraram projetos de resolução, os quais foram apresentados e votados por todo o comitê. Ana Cláudia e Constâncio finalizaram os trabalhos com o discurso de agradecimento e encerramento.
Os materiais (fotos, vídeos, relatórios, resoluções) produzidos neste belo trabalho seguem agora para a ONU/ACNUR como divulgação do que os alunos realizaram durante o projeto. Naturalmente, todos esperam reconhecimento no “Refugee Challenge”; porém, o real desafio a ser vencido não é uma “competição”, mas a problemática dos refugiados que todos os dias se revelam ante nossos olhos em nossas cidades, tão perto de nós.