Curiosamente correr os olhos nos livros dispostos numa prateleira, escolher um deles e dirigir-se à poltrona mais próxima, seja na biblioteca, na livraria, na sala de casa ou em um gostoso lençol estendido no chão é uma das atividades simples e prazerosas da vida.
Nós, aqui no Colégio São José, cultivamos esse relacionamento íntimo com os livros, esse jogo de escolhermos e sermos escolhidos por uma obra literária. À medida que os leitores vão virando as páginas, eles vão conhecendo outros mundos, repletos de descobertas, encantamento e diversão. É fato que nem todas as leituras são conduzidas com leveza, algumas propõem desafios, mas até esses desafios são importantes no desenvolvimento da maturidade do leitor. Independentemente do tipo de texto, o que é instigado é o relacionamento entre o leitor e a obra, alicerçada no prazer que só a leitura é capaz de proporcionar.
Não se pode afirmar ao certo quando nasce um leitor apaixonado e comprometido com o livro, nem há uma receita pronta para que isso aconteça. O que se sabe é que há muitos fatores externos que influenciam esse nascimento: pais leitores que leem para seus filhos, avós ou familiares que contam histórias de suas vidas, professores que leem para seus alunos, passeios a bibliotecas, livrarias, feira de livros. Enfim, para que nasça um leitor, ele precisa estar em contato com pessoas que amem histórias e livros.
Nesse sentido, semanalmente promovemos ações que despertem nos alunos o prazer pela leitura, e o papel da escola é fundamental nesse processo. O trabalho com a leitura deve ser uma prática constante, pois não só forma leitores competentes, como também os auxilia a produzir textos com visão ampla de mundo. É muito bom ver um pouquinho do resultado de nosso trabalho quando propomos uma aula como essa, esperamos que eles se apaixonem pelos livros a cada dia e se exponham a novos desafios de leitura.
Esse é nosso compromisso, formar leitores competentes que compreendam o que leem, que sejam capazes de ler além do que está escrito e que consigam estabelecer relações com outros textos e com suas próprias vidas. Estamos empenhados nessa caminhada, vocês vêm com a gente?
Profa. Maria Fernanda Faccipieri Silva
mfsilva@csj.g12.br
Meu filho Cassiano do 5 D é um frequentador assíduo da biblioteca do Colégio São José…devora livros e mais livros, está finalizando a leitura da saga da família Baudelaire na Coleção Desventuras em Série…
Orgulhosa de ter um leitor na família…