ECOFALANTE
A ONG Ecofalante, (organização não governamental) sem fins lucrativos, foi fundada em 2003 com o objetivo de criar e trabalhar em projetos para o desenvolvimento sustentável do planeta através da educação e cultura, por meio de uma rede de parcerias com instituições que atuam nas áreas de meio ambiente, educação, cultura e mídia.
No mês de setembro, Rio Preto sediou a 6ª Mostra Ecofalante de cinema ambiental, focando temas socioambientais com fatos marcados pela urgência a serem enfrentados pelo Brasil, América Latina e Planeta.
O Colégio São José foi uma das instituições educacionais escolhidas para participar dessa mostra, cujos filmes e debates reforçam a necessidade de ampliação do conhecimento do jovem, para cada vez mais se envolver com as questões ambientais e ser um disseminador dessas ideias.
Os professores de Ciências e Geografia selecionaram os títulos dos filmes de acordo com os conteúdos estudados, e os temas abordados contribuíram para fundamentar debates e reflexões após a exibição.
Eis os filmes:
6º ano: O Efeito reciclagem – “Da periferia ao centro, a cidade de São Paulo serve como fundo para a história do trabalho de um catador de lixo e sua numerosa família. Incentiva a reflexão sobre a necessidade urgente de reciclar não só materiais e produtos, mas também atitudes e ideias”
7º ano – O Jabuti e a Anta – “O ponto de partida é a seca em São Paulo, trazendo uma reflexão sobre os impactos do nosso estilo de vida, com imagens de reservatórios vazios no sudeste brasileiro e as obras faraônicas construídas no meio da floresta Amazônica, silenciando as vozes de ribeirinhos, pescadores e povos indígenas”
8º ano: O Verdadeiro Preço – “História sobre roupas e o impacto que a indústria da moda tem causado no mundo, há décadas o custo humano e ambiental tem crescido dramaticamente. O filme revela o que está por trás da indústria da moda e nos leva a questionar quem realmente paga o preço por nossas roupas”
9º ano: Terra de Muitos Palácios – “Em Ordos, na China, milhares de camponeses estão sendo transferidos para uma nova cidade sob um plano governamental para modernizar a região. O filme explora um processo que se concretizará em toda a China, cujo objetivo é deslocar 250 milhões de agricultores para territórios urbanos, a fim de tirá-los de suas terras e povoar as cidades-fantasmas”
Profa. Débora Torres Megiane Carvalho
mcarvalho@csj.g12.br
Profa. Janete Tavares de Souza Zanuzzo
jznuzzo@csj.g12.br
Prof. Guilherme Martins Sonehara
gsonehara@csj.g12.br
.
[clique na imagem abaixo para visualizar as fotos]