O estudo da matemática nos leva a evoluir como cidadãos, conseguir compreender melhor tudo o que acontece em nosso planeta, ampliando assim a nossa visão de mundo.
Por meio dos jogos matemáticos, os alunos podem encontrar equilíbrio entre o real e o imaginário e ampliam seus conhecimentos e o raciocínio lógico-matemático.
Smole, Diniz e Candido (2000, p.18) esclarecem que, quando o professor oportuniza aos educandos situações ativas de expressão, o que é possível também por meio de jogos, os alunos podem “conectar suas experiências pessoais com as dos colegas, refletir sobre o significado das ações que realizaram, avaliar seu desempenho ao mesmo tempo que ampliam seus vocabulários e suas competências linguísticas”.
O aluno deve ser capaz não só de repetir ou refazer, mas também de ressignificar diante de novas situações, adaptando e transferindo seus conhecimentos para resolver desafios.
Nas aulas de Matemática, os jogos ajudaram os alunos dos 4ºs anos a criarem contextos de aprendizagem significativos, proporcionando a todos os alunos a chance de se relacionar com o conhecimento de uma forma mais prazerosa, significativa e produtiva.
Confiram as fotos.
Equipe de Matemática
Profa. Ana Paula Sanchez
asanchez@csj.g12.br
Profa. Gabriela Chiarelli Santana de Castro
gcastro@csj.g12.br
.
[clique nas imagens abaixo para ver os álbuns…]