Os alunos do 3º ano “jogam” nas aulas de Matemática!
Trabalhar com jogos nas aulas de Matemática ajuda a criar contextos significativos, contribuindo assim para a aprendizagem. De acordo com a teoria piagentina, o jogo está ligado ao processo de desenvolvimento humano como uma prática humana indissociável. Também Macedo (2003) discorre no seu texto “Os jogos e sua importância na escola” que o jogo é uma boa ferramenta para a aprendizagem de competências sociais, pois desenvolve o respeito às regras, aos colegas, independentemente do ganhar, possibilitando uma troca, uma experiência coletiva.
Habilidades importantes são desenvolvidas durantes os jogos como: fazer antecipações, calcular mentalmente, desenvolver a atenção, coordenar situações, selecionar estratégias, dentre outras.
O jogo Vence quem zerar, além de desenvolver as habilidades citadas, tem a função de apresentar aos alunos do 3º ano a subtração com recurso e trazer contextos para a resolução de problemas.
Equipe Pedagógica do 3º ano do Ensino Fundamental
.
[clique na imagem abaixo para visualizar as fotos…]