Durante este ano letivo as professoras Ândrea Neves e Marcela Magri desenvolveram o “Projeto: Investigando Jogos” com os alunos dos 7ºs anos, onde os próprios alunos foram os protagonistas desta criação.
O jogo possibilita uma situação de prazer e aprendizagem significativa nas aulas de matemática. Nesta perspectiva, as professoras propuseram este projeto para desenvolver com os alunos as habilidades de resolução de problemas, estimulando sua criatividade e participação, além de criar um ambiente de interação professor-aluno, troca de experiências e discussões.
O projeto foi dividido em quatro etapas.
A primeira etapa foi conhecer os vários tipos de jogos que existem: de tabuleiro, de cartas, de conhecimento, de estratégia, de bola, de raquetes, entre outros. E com isso, foi proposto aos alunos uma “pesquisa de campo” sobre a preferência de jogo de seus entrevistados, além de elementos que compõem um jogo (peças e regras).
Na segunda etapa, o Texto Informativo: “A matemática que está nos jogos” apresentou a história de alguns jogos e como a matemática está presente em muito deles, além do que você pode jogar muito melhor utilizando seus conhecimentos matemáticos, pois:
- A matemática contribui para desenvolver o raciocínio;
- A matemática aumenta a capacidade de concentração e observação;
- O estudo da matemática reforça a agilidade mental;
- A matemática ajuda com criatividade a solucionar um problema ou desafio;
- A geometria desenvolve a visão espacial.
Com base nas duas primeiras etapas, a terceira e a quarta etapa consiste na criação do seu próprio jogo e o jogar, respectivamente.
“Compreender melhor, fazer melhores antecipações, ser mais rápido, cometer menos erros ou errar por último, coordenar situações, ter condutas estratégicas etc. são chaves para o sucesso. Para ganhar é preciso ser habilidoso, estar atento, concentrado, ter boa memória, saber abstrair, relacionar as jogadas todo o tempo” (Macedo. Os jogos e sua importância na escola, 2003).
Profa. Ândrea Raphaela das Neves
Profa. Marcela Arantes Magri
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