No material Ciranda de 4 anos, o eixo “Natureza e Sociedade” propõe o trabalho com as noções de identidade (quem sou), alteridade (quem sou em relação aos outros) e grupo social para que as crianças identifiquem papéis sociais, conheçam, utilizem e respeitem as normas de convívio, além de valorizarem o bem-estar individual e coletivo.
É esperado que, com 4 anos, as crianças comecem a se tornar menos egocentradas, sendo capazes de realizar atividades de maneira cooperativa e solidária, demonstrando empatia e respeito pelos sentimentos e opiniões dos outros.
Entendendo o que é um grupo, que tipo de pessoas o compõem e mesmo que podemos fazer parte de diferentes grupos em diversos ambientes, as crianças vão desenvolvendo a capacidade de colocar-se no lugar do outro, buscando compreender seu papel e como deve ser a sua relação com o mundo e com os outros.
Em atividades como “Este sou eu!”, “Este é o nosso grupo!”, “Quem está faltando?”, “Minha linha do tempo” e a escolha da história, brincadeira e música preferidas da turma, as noções de eu e outro, bem como a junção destas duas na composição do grupo trazem à tona os sentimentos de pertencimento e valorização do grupo, além do reconhecimento da importância das normas sociais e de tratar bem aos outros para também ser respeitado.
Veja mais sobre este trabalho observando as fotos selecionadas!
Equipe Pedagógica do Infantil 4
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