Passeio Cultural – 8º ano – Barco Odisseia
Hidrovia Tietê/Paraná – Eclusa – Buritama-SP
Um passeio cultural visa orientar o aluno na busca do próprio conhecimento, através da vivência e aprofundamento de conceitos. Nesse passeio destacam-se a paisagem, natureza, cidadania, ambiente, qualidade de vida, dinâmica histórica, educação ambiental, impacto ambiental, desenvolvimento sustentável.
Embarcamos no “Odisseia Turismo Náutico Ltda.”, com capacidade para 500 pessoas, barco esse com regimento na Marinha, que conta com equipamentos seguros vistoriados periodicamente pela empresa e pela Marinha, com pessoal experiente e treinado.
Início de nossa viagem sobre o lago de Nova Avanhandava e Três Irmãos na bacia do Rio Tietê. Um rio cheio de história, grandes feitos e aventuras, que foi o atalho dos bandeirantes para a integração e posse efetiva desse país.
Já na subida do lago, pudemos de suas margens, em locais atrativos e naturais, observar a fauna e a flora da nossa região.
Eclusagem
Chegando a barragem da Usina Nova Avanhandava de Buritama, vimos como operam as 2 eclusas, com explicações do pessoal a bordo. Com a comporta fechada, e após as sirenes acionadas pelos operadores, o barco começa a subir, vencendo um desnível de 32 metros. Operação completa, a comporta é aberta e o barco segue viagem rio acima. No retorno, a operação é ao contrário: o barco desce pela eclusa e segue com destino ao porto.
Parada para usufruir a prainha e as águas do Tietê, com um bom e divertido banho.
Finalizando o passeio, concluímos que somos parte da natureza e devemos usá-la com respeito e racionalidade, garantindo a nossa sobrevivência.
Profa. Débora Torres Megiane Carvalho
mcarvalho@csj.g12.br
Profa. Vera Regina de Oliveira (Branca)
voliveira@csj.g12.br
Hidrovia Tietê/Paraná
Hidrovia do Mercosul, tão perto de nós
A Hidrovia Tietê/Paraná possui 2.400 Km navegáveis, com área de influência sobre os estados do: Paraná, Mato Grosso do Sul, Goiás, Minas Gerais e São Paulo, com vias nos seguintes rios: Paraná, Paranaíba, Paranapanema, Piracicaba, Tietê, Grande e canal de Pereira Barreto, por isso cognominada Hidrovia do Mercosul.
O trecho paulista é de 800 Km com 10 eclusas, 10 barragens, 23 pontes, 10 estaleiros e 30 terminais intermodais de carga (ferroviário e rodoviário), transportando grãos, minérios, hortaliças e frutas, madeira, combustível e insumos agrícolas: calcário, fertilizantes e defensivos agrícolas.
Os alunos do 8º ano, puderam vivenciar a bordo do Barco Odisseia, dentro do trecho visitado, o funcionamento de uma eclusa e comprovar o diferencial competitivo de uma hidrovia. É realmente um passeio de reconhecimento de nosso potencial regional, bem como complementação dos ensinamentos em sala de aula.
Mara Cristina B. da S. Freitas
Coordenadora Pedagógica
mfreitas@csj.g12.br
[clique na foto abaixo para ver o álbum]
Quanto conteudo de qualidade encontrei aqui no site. Agradeço por compartilhar. Sucesso