Festa Literária traz escritores e mobiliza todo o Colégio em dois dias de eventos
Entre os dias 17 e 18 de maio foi realizada no Colégio a primeira Festa Literária, que movimentou alunos, professores e pais de todos os ciclos, além de receber convidados.
A parceria com a Editora Melhoramentos viabilizou a vinda dos escritores Tiago de Melo Andrade e Luiz Antonio Aguiar.
No Salão Nobre, o escritor Tiago de Melo Andrade proferiu palestra e participou de um enorme bate-papo com todos os alunos dos sextos, sétimos e oitavos anos do Ensino Fundamental. No Ginásio de Esportes, conversou a moçada dos terceiros, quartos quintos e nonos anos, sempre com muitas dicas sobre o ofício de escrever e a criatividade, enquanto processo.
“Uma viagem por personagens femininos de José de Alencar, Machado de Assis e Lima Barreto”, juntamente com o perfil social e cultural da mulher no período que compreende a virada do século XIX para o século XX, foi o tema da palestra “Só podia ser Mulher…”, proferida na noite do dia 17, no Salão Nobre do Colégio, pelo escritor Luiz Antonio Aguiar.
Além do diretor geral, Pe. Abelardo Benito Rica, também participaram o diretor pedagógico, Jesus Martinez Piñeiro, os coordenadores pedagógicos de todos os ciclos do Colégio (Priscila do Carmo Silva Araújo, Fabiana Correia da Silva, Mara Cristina B. da S. Freitas e Ricardo Constante Martins), mães, pais e responsáveis por alunos. Também falou aos presentes o escritor Tiago de Melo Andrade.
Já a atriz Renata Martelli, contou histórias no Salão Nobre, com variados temas. No pátio, ocorreu a exposição e venda de livros, sob a responsabilidade de três revendas livros: a Espaço, Empório Cultural e Firenze. No mesmo local, um palco abrigou apresentações diversas de vários grupos de alunos de todos os ciclos, com recitais de poemas, oficinas, contações de histórias, assim como exposições de artes plásticas, música e criatividade. Um evento formidável!
Alaor Ignácio dos Santos Jr.
Coordenador Comunicação
alaor@csj.g12.br