No sábado, 20 de maio, tivemos mais um encontro de docentes. Diante da previsão de chuva para esse dia, decidimos transferir para o Colégio o evento inicialmente previsto para acontecer no Sítio Hipona.
A formação contínua dos educadores do Colégio é um dos diferenciais que constituem o perfil profissional deles. Uma vez ao ano, pelo menos, geralmente no mês de maio, nos reunimos para estudar um tema pertinente ao cultivo e melhoria da nossa prática: didática, espiritual, moral.
Este ano convidamos o Frei Cláudio Camargo, provincial da Província Agostiniana do Brasil, para conduzir a reflexão sobre o carisma agostiniano. O carisma é o sinal (marca) de identidade da Ordem de Santo Agostinho, mantenedora do Colégio.
Num segundo momento, em grupos, tentamos traduzir essa identidade do educador agostiniano para o nosso cotidiano e o dos alunos em valores perduráveis. As conclusões da nossa reflexão nos levaram a responder às perguntas que nos fizemos:
À luz do carisma, quais são as atitudes que caracterizam o perfil do educador agostiniano?
- Amor ao que se faz e por quem se faz.
- Compromisso com a missão de educar integralmente.
- Inquietude, entendida como busca por novos conhecimentos mediante a formação continuada para a superação de limites e a melhoria contínua.
- Interioridade entendida como saber ouvir a voz do outro. Atitude de reflexão. Privilégio do Ser frente ao Ter.
- Comunhão, entendida como partilha, acolhimento, alegria e cordialidade. Diálogo. Entender e atender as necessidades do outro.
- Testemunho daquilo que se acredita. Os valores que se ensinam devem estar primeiramente enraizados no educador pois é pelo exemplo que se educa.
.
À luz do carisma, quais valores devem ser cultivados entre os alunos de um colégio agostiniano como o nosso?
- A tolerância e o respeito ao próximo, o desejo de conviver bem que vai além do suportar.
- A fraternidade entendida como doação, como disponibilizar os dons de cada um ao serviço do bem comum.
- A honestidade entendida como a atitude de buscar a verdade e ser verdadeiro sempre.
.
Como bons agostinianos, encerramos o nosso encontro com um almoço comunitário que serviu de momento de confraternização.
Jesus Maria Martinez Piñeiro
Diretor Pedagógico
jesus@csj.g12.br
[clique na imagem abaixo para ver o álbum]