No segundo trimestre os 3ºs anos iniciaram a leitura do livro paradidático “Chapeuzinhos Coloridos”, dos autores José Roberto Torero e Marcus Aurelius Pimenta, da Editora Alfaguara. Este trabalho se estendeu para o 3º trimestre, tanto como conteúdo de Filosofia como de Língua Portuguesa e objetiva refletir sobre as consequências de determinadas atitudes das personagens da história e fomentar o desenvolvimento de alunos leitores e produtores de textos.
Na semana Cultural Agostiniana, evento promovido pelo Colégio, em parceria com a Livraria Espaço, os alunos tiveram a oportunidade de bater um papo com Marcus Aurelius Pimenta – renomado autor, escritor e redator, formado em jornalismo pela Universidade Metodista, em 1984-. Trabalhou em programas e séries das redes Globo, Record, Futura e Discovery Kids. Tem duas peças de teatro escritas e dez livros publicados, entre os quais “Terra Papagalli”, “Os Vermes” e “Evangelho de Barrabás”, todos escritos em parceria com José Roberto Torero. Hoje vive como escritor e roteirista.
Nesse momento, o autor expôs suas intenções sobre a obra “Chapeuzinhos Coloridos” e também ouviu atentamente as perguntas e curiosidades dos alunos sobre a análise interpretativa que fizeram do livro. Foi um momento ímpar, no qual os alunos se aproximaram da trajetória dele, fazendo perguntas sobre o planejamento, a intencionalidade e as preferências do autor para escrever cada história. Ele respondeu de forma generosa à todas as perguntas e discursou sobre as estratégias utilizadas para executar a obra, as críticas literárias, a aceitação e a satisfação do resultado do seu trabalho.
Foi um momento foi muito significativo para os alunos, pois eles puderam se reconhecer escritores, iniciantes nessa caminhada. A modo de despedida o autor lançou um desafio para os alunos: escreverem uma nova versão de Chapeuzinhos Coloridos. Alguns alunos saíram entusiasmados com a ideia…
Equipe Pedagógica do 3º ano do Ensino Fundamental
.
[clique na imagem para visualizar o álbum]