A Semana Agostiniana terminou, mas a criatividade da moçada dos 2ºs Anos… não!
Os alunos deste ciclo flanaram sob as árvores, na área do Bosque, nas dependências do colégio, na companhia atenciosa e inspiradora da professora de Arte, Gisele Carvalho da Silva Caminotto, que lhes orientou a desenvolverem sua percepção visual, através da observação.
As formas das flores, dos galhos, a textura das árvores e tudo que às vezes passa despercebido aos nossos olhos saíram da natureza para se acomodar no papel.
O desenho de observação é facilmente definido como desenho ou pintura da vida. A prática de esboçar uma tigela de frutas (Natureza Morta), o desenho de um modelo (Figurativo), ou desenho de uma cena de rua, campos, rios (Paisagem) são exemplos de desenho de observação.
A imagem não é tomada de uma fotografia ou imaginação, mas a partir da observação da vida real. É diferente da “criação”, pois o objeto deve existir para ser observado e, consequentemente, desenhado.
“Para conseguirmos um bom desempenho no desenho de observação é fundamental o olhar cuidadoso para definirmos a forma real. É útil saber observar a proporção daquilo que se desenha, assim aprendemos a ver as coisas como elas são. Começa assim a formação do verdadeiro desenhista”, diz a Profª Gisele, orgulhosa do trabalho de seus pupilos.
Profa. Gisele Carvalho da Silva Caminotto
gcaminotto@csj.g12.br
Clique na imagem abaixo para visualizar as fotos…
essa escola é de mais