Como aprender sobre instrumentos de medida de capacidade senão utilizando-os em uma situação real?
As crianças do 1º ano fizeram um BOLO DE CANECA e experimentaram utilizar colher de chá, colher de sopa e colher de café para dosar a medida dos ingredientes da receita.
Utilizaram a leitura de um texto instrucional para ajudá-los no modo de preparo e a experiência do trabalho em grupo para juntos degustarem essa receita.
Constataram que alguns bolos ficaram maiores que os outros e isso gerou mais questionamentos para pensarem sobre a importância de medir.
“Quando o que é ensinado faz sentido para o aluno ocorre a aprendizagem que estimula e desencadeia o avanço para níveis cada vez mais complexos de compreensão da realidade e de elaboração de pensamento”.
(Material Ciranda, p.15)
Profa. Jociane Andreia Tavanti Azevedo
jazevedo@csj.g12.br
Profa. Cristilaine Aparecida Cazeloto Sparapani
sparapani@csj.g12.br
Profa. Flávia L. M. Vanzelli
fvanzelli@csj.g12.br
.
[clique nas imagens para visualizar os álbuns]