BRINCANDO DE ZERINHO
As brincadeiras com corda oferecem intenso exercício físico e ajudam no desenvolvimento de habilidades motoras, sincronização dos movimentos e capacidade de atenção. No trabalho de Matemática, brincar com corda propõe explorar números por meio da contagem e da sequência numérica; medidas como noção de tempo, altura e distância e geometria na discriminação visual e percepção espacial.
“Zerinho”, a brincadeira apresentada aos alunos dos 1ºs anos, é um desafio que envolve coordenação espaço-temporal: distância, velocidade e corrida. Assim, para brincar os alunos precisaram descobrir qual a melhor posição em que deve estar a corda para que se possa passar sem tocá-la.
Além disso, há outro fator interessante nessa brincadeira que é a perda do medo da corda. Quando as crianças não têm nenhuma vivência com a corda, as brincadeiras de pular ficam difíceis porque elas têm medo de cair com a corda, o que as impede de desenvolver as ações necessárias para pular. Zerinho ajuda a superar esse medo, permitindo que os alunos se saiam melhor nas brincadeiras mais complexas.
VAMOS BRINCAR DE ZERINHO?
Dois alunos ou duas tutoras batem a corda segurando-a pelas extremidades; os demais alunos fazem uma fila perpendicular à corda para esperar a sua vez; uma a uma, as crianças devem tentar passar correndo sem tocar a corda.
Os alunos dos 1° anos F, H e I vivenciaram essa brincadeira no campão… veja a galeria de fotos…
Vanessa Ap. de Paula Sanches Guarnieri – 1º ano F
Tabata Julia Soares Martins – 1º ano H
Graziela Bonfante Comerão – 1º ano I
[Clique nas imagens abaixo para ver as fotos]