O JOGO DAS CHAVES
O QUE FIZEMOS?
- Lemos as regras do jogo e tentamos entender como se joga. Junto com a professora simulamos uma jogada. Depois jogamos em duplas ou trios.
- Resolvemos algumas situações-problema envolvendo o jogo.
- Jogamos de novo em sala de aula e paramos para uma roda de conversa resolvendo algumas situações-problema oralmente.
- Modificamos as regras do jogo e jogamos em casa com nossa família. Fizemos como tarefa de casa um desenho desse momento.
- Em sala de aula discutimos sobre a atividade feita em casa e sobre o registro pictórico, perguntando-nos se ele cumpria sua função (autoavaliação do desenho) e para isso pensamos na seguinte questão: “Quem olhasse para o nosso desenho, entenderia o que aconteceu?”. Após a discussão, retomamos o desenho, fazendo as adequações, caso necessário.
O QUE ESSE JOGO MOBILIZOU NOS ALUNOS?
“O aluno deve ser capaz não só de repetir ou refazer, mas também de ressignificar em situações novas, de adaptar, de transferir seus conhecimentos para resolver novos problemas.” (Delia Lerner, Didática da Matemática)
Por isso, o trabalho com resolução de situações-problema:
- Quem fez mais pontos?
- Quantos a mais?
- E se seu parceiro tirasse 6 nos dados, como ficaria o jogo?
- Que número você deveria tirar no dado para ganhar o jogo? (…)
Perguntas que mobilizam o pensar sobre as ações e o pensar sobre o pensar (processo metacognitivo) e ativam os diversos tipos de raciocínio.
Alguns dos conceitos mobilizados nesse jogo foram: contagem, comparação de quantidades, noção de adição e trabalho em grupo (entre tantos outros conceitos).
Em um jogo, o ato de brincar torna a aprendizagem prazerosa. O contato com o outro, com o querer ganhar, faz com que os conteúdos matemáticos se tornem necessários. E quando sentimos necessidade a aprendizagem se torna mais fecunda.
Além também de ajudar os alunos a lidar com as situações de perda, de dividir e de dialogar, ajudando assim a desenvolver a inteligência inter e intrapessoal.
COMO JOGAR?
- Os jogadores decidem quem será o primeiro a jogar.
- Cada um joga um dado e coloca no seu porta-chaves o número de chaves que tiver saído no dado.
- Quando o porta-chaves já estiver completo, os jogadores começam a esvaziá-lo, retirando a cada jogada o número de chaves que tiverem saído no dado.
- Vence quem completar e esvaziar primeiro o seu porta-chaves.
Profa. Jociane Andreia Tavanti Azevedo – 1º ano D
Profa. Raquel Cabral Teles Antonio – 1º ano E
Profa. Cilene da Silva Croti – 1º ano G
[Clique nas imagens abaixo para ver as fotos e trabalhos]