Essa atividade, organizada pelo professor Antonio Carlos Ruel Junior com o auxílio do professor Rodrigo Villela, realizada no Espaço Livre, desenvolveu as seguintes ações com as turmas do 1º ano:
– Equilíbrio no rola-rola;
– Saltos acrobáticos no trampolim;
– Acrobacias aéreas no tecido;
– Malabarismos com pratos de equilíbrio, claves, arcos e fitas;
– Automaquiagem.
Pode parecer uma atividade lúdica, e é. Mas, veja por trás dos sorrisos, o esforço, os enfrentamentos, os desafios, as estratégias utilizadas, as várias tentativas, os tombos, os erros que serviram de alimento para novas buscas.
Um dos principais “truques de mágica” no circo encontra-se na descoberta da capacidade de ver e realizar o que poderia parecer impossível.
Um dos objetivos esperados com essa proposta foi o desenvolvimento da inteligência corporal cinestésica, assim como outras inteligências, por isso proporcionamos esses momentos para os alunos, de modo que eles pudessem conhecer o próprio corpo, controlar-se, desafiar-se e ir além do que talvez achavam que fossem capazes.
“A inteligência corporal cinestésica é a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corpo inteiro, ou partes do corpo”.
(Howard Gardner, INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS).
Vendo as fotos dá para sentir um pouco do que Gardner diz acerca dessa capacidade!
Profa. Flávia L. M. Vanzelli
fvanzelli@csj.g12.br
Profa. Jociane Andreia Tavanti Azevedo
jazevedo@csj.g12.br
.
[clique nas imagens para visualizar os álbuns]