Movimento, equilíbrio, persistência, parceria, imitação, tentativas… Ações vivenciadas a cada minuto nas Atividades Circenses realizadas na primeira semana de outubro.
Essa atividade organizada pelo professor Antonio Carlos Ruel Junior com o auxílio do professor Rodrigo Villela no Espaço Livre proporcionou a vivência de:
- Equilíbrio no rola-rola;
- Saltos acrobáticos no trampolim;
- Pulos na cama elástica;
- Acrobacias aéreas no tecido;
- Malabarismos com pratos de equilíbrio, claves, arcos e fitas.
.
Pode parecer uma atividade lúdica, e é. E veja que por trás dos sorrisos, os enfrentamentos, os desafios, as estratégias utilizadas, as várias tentativas, os tombos e os erros que serviram de estímulos para novas tentativas.
Um dos principais “truques de mágica” no circo encontram-se na descoberta da capacidade de ver e realizar o que poderia parecer impossível.
Um dos objetivos esperados com essa proposta foi o desenvolvimento da inteligência corporal cinestésica, assim como outras inteligências, por isso proporcionamos esses momentos para os alunos de modo que eles pudessem conhecer o próprio corpo, controlar-se, desafiar-se e ir além do que talvez achavam que fossem incapazes.
“A inteligência corporal cinestésica é a capacidade de resolver problemas ou elaborar produtos utilizando o corpo inteiro ou partes do corpo”.
(Howard Gardner, INTELIGÊNCIAS MÚLTIPLAS).
Equipe Pedagógica do 1º ano do Ensino Fundamental
.
[clique nas imagens para visualizar as fotos…]