Os benefícios que se obtêm por meio da prática da atividade física na água envolvem os aspectos: cognitivo, psicomotor, social/afetivo, psicossocial, físico/motor, fisiológico (antropométrico/metabólico), recreativo e relacionado com a saúde.
1) No aspecto cognitivo: desenvolve a decisão, a memória, a análise e o entendimento.
2) No aspecto psicomotor: desenvolve a percepção e o controle do próprio corpo, controle e equilíbrio ligados ao esquema corporal e ao controle da respiração. As atividades aquáticas auxiliam na passagem progressiva do corpo em movimento e à representação mental, estimulando a criança em sua organização perceptiva.
3) No aspecto social e afetivo: auxilia na interação e no contato com outros colegas, contribui na construção da personalidade, auxilia em uma relação de empatia entre os colegas evitando qualquer tipo de preconceito, melhora as relações interpessoais, aumentando os laços de amizade.
4) Nos aspectos psicossociais: melhora a socialização, contribui no autoconceito e na autoestima.
5) No aspecto físico e motor: auxilia no desenvolvimento das capacidades físicas (força, coordenação, equilíbrio, resistência e flexibilidade), além de contribuir na aquisição de algumas habilidades motoras, como: caminhar, correr, saltar, elevar-se, arremessar, atingir, alongar-se, inclinar-se, girar, virar, balançar, apanhar e deslizar.
6) Nos aspectos fisiológicos (antropométrico e metabólico): reduz a gordura corpórea aumentando a massa magra, melhora a mobilidade e a densidade óssea, melhora a capacidade pulmonar, diminui a pressão arterial e melhora o perfil lipídico.
7) No contexto recreativo: trabalha a criatividade e a imaginação.
8) No contexto da saúde: cabe ao professor trabalhar estes aspectos com informações relacionadas aos hábitos de vida saudáveis e a importância destas atividades no desenvolvimento e manutenção do corpo.
Professor de Educação Física:
Antonio Carlos Ruel Junior
Professoras Tutoras:
Jociane Andreia Tavanti Azevedo
Luana Cassini da Silva
Luciana Camilo Borges
Vanessa Ap. de Paula Sanches Guarnieri
.
[clique nas imagens abaixo para visualizar os álbuns…]