Como finalização do projeto “Arte Sacra”, cada aluno do 9º ano elaborou um ícone em estilo bizantino cobrindo-o com tintas e miçangas.
A palavra ícone vem do grego e significa imagem. Os ícones são quadros de representações de seres divinos. Essas figuras eram muito luxuosas.
Para produzir esses quadros que eram considerados divinos, os artistas tinham que passar por uma preparação espiritual e técnica. Para fazer essas obras os artistas passavam por um ritual de purificação, pois se achava que o divino atuava pela mão do pintor. O dourado estava sempre presente.
Esses quadros, na maioria das vezes, eram encontrados nas igrejas, mas também podiam ser vistos em oratórios familiares.
Conhecer a Arte Religiosa e a Arte Sacra e saber a diferença entre elas foi um dos objetivos do nosso projeto, bem como ter contato entre o que é profano e o religioso.
Após fazer um passeio histórico na nossa cidade e verificar os mais diversos estilos de arte religiosa e sacra nos templos aqui existentes finalizamos o projeto com a elaboração do ícone que teve uma aceitação muito grande. Tudo exigiu paciência, carinho e dedicação como se pode observar através das fotografias anexas.
Nosso projeto se tornou um caminho onde o objetivo maior foi alcançado.
A pesquisa, a visualização e a compreensão, ainda que pequenas dos propósitos de Deus.
Prof. Roberto Ferrari
rferrari@csj.g12.br
[clique na imagem abaixo para visualizar o álbum…]