PROJETO
Aquecedor solar favorecendo a economia de energia
Professores:
Cesar Augusto Bochi (Biologia)
Elisete F. Ferraresi dos Reis (Biologia)
Constâncio Alberto Issas Moura (Geografia)
Disciplinas envolvidas: Biologia e Geografia
Público Alvo: Alunos do 1º ano do Ensino Médio
O chuveiro elétrico comum em nossas vidas, é considerado um grande vilão no consumo de energia elétrica. Há registros de que somente ele é responsável por mais ou menos 60% do consumo de energia elétrica em uma residência com quatro pessoas. Pensando nessa problemática criou-se o aquecedor solar, em 1948 pelo engenheiro suíço George de Mestral.
Um aquecedor solar convencional gera cerca de 70% de economia de água quente durante o ano e em regiões mais quentes essa porcentagem pode subir para até 85%. Ele consegue aquecer a água a 50ºC ou um pouco mais em dias mais quentes e, em dias nublados, chega a aquecer por volta de 30ºC.
O tempo de aquecimento da água em um aquecedor solar convencional começa por volta de 4 a 5 horas exposto ao sol. E sua vida útil será por volta de 20 anos, porém já existem no mercado alguns aquecedores mais modernos no qual a durabilidade chega a aproximadamente 100 anos.
O aquecedor solar feito de materiais recicláveis que mostraremos nesse projeto consegue aquecer a água em dias mais quentes aproximadamente 50ºC e no inverno pode chegar a uma temperatura de 38ºC nas regiões tropicais como a que vivemos.
Pensando nisso nossos alunos do primeiro ano do Ensino Médio tendo como orientadores os professores Cesar Augusto Bochi, Elisete Ferraresi dos Reis e Constâncio Issas construíram um aquecedor com matérias recicláveis utilizando garrafas PET e material espelhado de embalagens Tetra Pak. O sistema construído por eles teve no final da experiência um aumento de quase 10º C na temperatura de uma caixa de água exposta também ao sol. A temperatura inicial era de 33ºC e ao passar pelo sistema a temperatura subiu para quase 43ºC, em um dia de pouco sol. Os alunos entenderam a importância deste projeto e que ele poderia ser utilizado para diversos fins, como aquecedores de chuveiros, pias de cozinha, aquecedores de piscinas, etc. Verificaram que a economia que o aparelho iria gerar durante um ano de energia elétrica numa residência de 4 pessoas é de expressiva quantia e que é necessário que os órgãos governamentais competentes invistam mais neste tipo de projeto, não só para economia das famílias, mas também para economia do país no que diz respeito ao parque industrial.
O professor de geografia, Constâncio, mostrou aos alunos a importância da construção desses projetos individuais nas residências bem como a importância de se ter um posicionamento das placas que são voltadas para o sol e em posição correta de acordo com a latitude e longitude das residências.
O professor Cesar Bochi e a professora Elisete destacaram que a reciclagem dos produtos utilizados pelo homem vai ao encontro da sustentabilidade bem como da preservação do meio ambiente e economia de energia, colaborando para a formação integral e cidadã dos nossos alunos.
Uma visão em esquema como poderia ser utilizado o sistema construído numa residência:
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