Antibióticos X Bactérias
Professores
Cesar Augusto Bochi (Biologia)
Elisete Filomena Ferraresi dos Reis (Biologia)
Gustavo Henrique Baviera (Biologia)
Jessé Ribeiro de Almeida (Matemática)
Público alvo
Alunos do 2º ano do Ensino Médio
Apresentação do trabalho
Taxonomistas catalogaram centenas de espécies de seres vivos. Uma boa parte deles são invisíveis ao olho desarmado, mas estão presentes em nossa vida desde que nascemos. A disciplina de Biologia com o estudo dos microrganismos faz parte do conteúdo de Ciências Naturais, mas fica mais atraente a partir do Ensino Fundamental e Médio, quando experiências e atividades que provam a existência dos microrganismos se tornam possíveis.
Justificativa
O tema é suma importância na fase que os jovens estão de suas vidas, já que vivenciam na escola aprendizagens sobre o referido tema na disciplina de biologia e também epidemias e pandemias na atualidade que são temas muito comuns veiculados pela mídia nos últimos tempos.
O jovem ou adolescente em fase de transição para a vida adulta está em período de autoafirmação e testando os valores aprendidos na escola e em casa principalmente, acaba por se esquecer que também é vulnerável a tão pequeníssimos microrganismos que podem levar uma pessoa à morte
Veículos de comunicações constantemente apresentam à população diversas formas de enfermidades provocadas por tais microrganismos e mostrando suas periculosidades no dia a dia.
Vale lembrar que os jovens estão em contato com diferentes informações vinculadas pela mídia, interpretam e criam representações a partir delas. Torna-se função da escola contribuir para que os jovens possam compreender a realidade em que vivem.
Objetivos e conteúdos
O presente trabalho tem como objetivo fazer com que os alunos reflitam sobre a necessidade de higiene e métodos preventivos contra doenças bacterianas e outros microrganismos utilizando antibióticos comuns ministrados pela medicina.
A aprendizagem dos alunos será no sentido de identificar os melhores antibióticos a serem utilizados no combate às bactérias dependendo do local de coleta, e para tanto deverão ter contato primeiramente com conceitos teóricos já testados por cientistas e realizarem estudos sobre tais microrganismos a serem testados, bem como os antibióticos envolvidos com uma prévia análise dos professores de Biologia.
Também deverão entender que os antibióticos para uso pessoal só deverão ser ministrados por um profissional qualificado e autorizado, que no caso é o médico.
Entender que os antibióticos selecionam bactérias resistentes e para tanto não devem ser ministrados aos pacientes de forma indiscriminada, obedecendo a legislação que prevê a indicação por um médico e com receita para sua obtenção.
Verificar os modelos de crescimentos bacterianos com a disciplina de Matemática e que o crescimento bacteriano é influenciado pelo calor.
Distribuição e confecção das placas: Preparação e Resultados.
[clique nas imagens…]