A leitura é um processo de interação entre o leitor e o texto; neste processo sempre deve existir um objetivo para guiar a leitura; em outras palavras, sempre lemos para algo, para alcançar alguma finalidade.
A oportunidade de ler está vinculada à disponibilidade e à variedade de livros e, com o advento da Internet, ampliou-se o universo da matéria escrita. Assim sendo, podemos crer que a tecnologia afeta a educação profundamente e não pode ser ignorada, pois ela está presente no cotidiano de grande parte das pessoas. Portanto, o uso das Tecnologias de Informação e Comunicação no contexto escolar, constitui elemento estimulador para as práticas leitoras.
Utilizar a tecnologia como um elemento facilitador e estimulador do gosto pela leitura foi um projeto desenvolvido nas aulas de Informática, com os alunos dos 2ºs anos do EF, sob a orientação da Prof.ª Gisele, onde os alunos tiveram contato com gêneros textuais, através de Softwares Educativos.
“Ler não é caminhar sobre as letras, mas interpretar o mundo; poder lançar suas palavras sobre ele e interferir no mundo pela ação. Ler é tomar consciência”. (Paulo Freire)
Profa. Gisele Carvalho da Silva Caminotto
gcaminotto@csj.g12.br