Além do trabalho de contagem e de estimativa, riquíssimos nessas situações didáticas, também entrou em jogo o trabalho coletivo. A bolinha deixa de ser de um e passa a ser do grupo. Para alguns alunos isso é mais fácil, para outros, mais difícil, porém um exercício de unir as forças para um bem em comum.
“Quando o que é ensinado faz sentido para o aluno, ocorre a aprendizagem que estimula e desencadeia o avanço para níveis cada vez mais complexos de compreensão da realidade e de elaboração de pensamento”. (Material Ciranda, p.15)
UM POUCO DA NOSSA CONVERSA SOBRE COLEÇÕES…
O QUE É COLEÇÃO?
É QUANDO JUNTO MUITAS COISAS IGUAIS.
PODEMOS FAZER COLEÇÕES DE CARTINHAS, BOLINHAS, BRINQUEDOS, DINHEIROS, POTES DE DANONE, CONCHINHAS, CARTAS, CARRINHOS, BONECAS, BATONS, ENTRE MUITAS OUTRAS COISAS.
O QUE JUNTAMOS?
JUNTAMOS COISAS QUE A GENTE GOSTA MUITO E QUER GUARDAR.
EXISTEM COLEÇÕES DE MUITAS COISAS DIFERENTES. ALGUMAS SÃO FÁCEIS DE ENCONTRAR (BOLINHA DE GUDE E POTES DE DANONE) E OUTRAS DIFÍCEIS (COMO AS MOEDAS QUE O MATHEUS TROUXE DO SEU BISAVÔ).
Texto coletivo elaborado pelos alunos
Profa. Jociane Andreia Tavanti Azevedo
1º ano D
jazevedo@csj.g12.br
[clique na imagem abaixo para ver o álbum…]