Profissionais revelam nuances e bastidores do exercício de suas carreiras
Alguns dos mais representativos profissionais de São José do Rio Preto estiveram reunidos no dia 21 de maio de 2016, com alunos do Ensino Médio e dos últimos anos do Ensino Fundamental, para revelarem a conduta e a vivência de suas respectivas profissões.
A prática de uma de pedagogia humanizadora, crítica, participativa e libertadora, adotada pelo Colégio Agostiniano São José em seu Projeto Educativo, com base no pensamento de Santo Agostinho, se refletiu plena na 15º Feira das Profissões, no Ginásio de Esportes do Colégio.
Já tradicional, a Feira, que é apoiada pela Associação de Pais e Mestres do Colégio Agostiniano São José – APM, reuniu 50 profissionais atuantes e competentes, de distintas áreas do conhecimento (resumidas às ciências biológicas, humanas e exatas) para dialogar com os alunos, narrar suas experiências na carreira, discuti-las criticamente e avaliar a receptividade do mercado à sua atuação.
Pelo décimo quinto ano consecutivo, a Feira das Profissões promove esse diálogo destinado aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental até o 3º do Ensino Médio, que buscam conhecimentos sobre as suas futuras opções profissionais. A ideia é a de “aproximar as aspirações e os sonhos de cada um com a realidade cotidiana das carreiras que eventualmente escolherão”. Compareceram ao evento cerca de 400 estudantes.
Além dos profissionais, a 15ª Feira de Profissões contou também a participação de sete ex-alunos do Colégio que estão cursando universidades públicas: Carmen Martinez (moda), Felipe Peressini (medicina veterinária), Guilherme Teixeira (engenharia de alimentos), Laura Martinez (medicina), Pedro Faça (aviação civil), Rafael Marchesin (ciências do mar) e Renato Guimarães (engenharia de produção). Eles discorreram sobre as carreiras que escolheram e também sobre o dia a dia da vida universitária.
Alaor Ignácio dos Santos Jr.
Coordenador Comunicação
alaor@csj.g12.br
Só estou escrevendo para parabenizar esta matéria, muito boa!