Orientação Educacional

Parte integrante da formação dos alunos no colégio, a Orientação Educacional atua diretamente junto aos tutores e aos alunos, agregando ao acompanhamento sistemático próprio da Metodologia Tutorial o olhar atento acerca do que tange o desenvolvimento humano, acompanhando todo aluno no seu desenvolvimento acadêmico e pessoal. A Orientação Educacional aplica e sustenta os pilares da Metodologia Tutorial, instrumentalizando a reflexão acerca dos pontos a serem enfatizados enquanto ações docentes considerando questões educacionais com o amparo também do olhar para o processo de desenvolvimento de cada um. As orientações às famílias igualmente compõem campo de atuação da OE, quando as mesmas se fazem necessárias.

Tutoria: a Metodologia Tutorial é o recurso através do qual os professores, aqui denominados tutores, buscam refinar formatos de intervenção junto aos alunos, seus tutorandos, a fim de constituir uma relação ensino-aprendizagem profícua e eficiente, primando pelo uso de técnicas apuradas e apropriadas às necessidades de cada aluno, e uma relação humana onde haja o cultivo da autonomia do tutorando, consideradas as relações escolares estabelecidas pelo mesmo. Assim, a Tutoria no Colégio Agostiniano São José prima pela qualidade no ensino, pelo aprimoramento da relação professor-aluno, bem como com toda a comunidade escolar, e pelo zelo à constituição e ao desenvolvimento da autonomia, e da capacidade reflexiva, crítica e libertadora desenvolvida quando relações que primam pela autonomia são possíveis.

A Orientação Educacional atua junto aos tutores, aos alunos e às famílias, oferecendo o sustento reflexivo para que a prática da Metodologia Tutorial seja realizada de forma cada vez mais eficaz.

Santo Agostinho: “A sabedoria é a medida do homem. Uma medida pela qual o homem se mantém em equilíbrio. Sem tentar o impossível nem contentar-se com o insuficiente” (Santo Agostinho, A vida feliz. 4, 43, 34)

DHS: o Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais (DHS) tem comparecido ao cenário educacional do Colégio desde o ano de 2019, em formato de aulas de DHS,ministradas por Formadores em DHS. Desta data em diante, o Livro de DHS foi desenvolvido pelo Departamento de Orientação Educacional, responsável também pelos Encontros de Formação Continuada em DHS. A Formação tem por objetivo subsidiar os Formadores quanto aos aspectos teóricos, práticos e técnicos do DHS em movimento, da mesma forma que as aulas onde o Desenvolvimento das Habilidades Sociemocionais acontece busca que as chamadas Habilidades Sociais possam ser desenvolvidas.

As atividades abordam o autoconhecimento e o autogerenciamento, objetivando a constituição da autonomia na organização de ações para o “estar com” de forma voluntária e consciente.  E externalizam um despertar da consciência, com incentivo à empatia e ao agir no grupo, por meio do acolhimento, pautados na amabilidade e alicerçados por uma conduta autônoma.

DHS (Desenvolvimento de Habilidades Socioemocionais) está presente desde a Educação Infantil com vivências promovendo o contato da criança com o conhecimento de si e a autorregulação, com ênfase no conhecimento físico e nas ações concretas, chegando ao Ensino Fundamental onde, nos anos iniciais privilegiamos a constituição da empatia e das relações de civilidade, e nos anos finais a partir de dinâmicas, reflexões dilemáticas e jogos colaborativos para construção de valores e princípios, rede de convivência ética e a ação responsável no mundo.

OP e PV: a Orientação Profissional – OP do colégio agrega-se às atividades de DHS a partir do Ensino Fundamental – 8º anos, por meio de atividades direcionadas ao autoconhecimento e habilidades pessoais, além do início às investigações sobre cursos e carreiras, somando-se ao Projeto de Vida – PV no Ensino Médio com foco na construção de um PV que integre habilidades e potencialidades aos anseios para vida adulta, cultivando a formação integral em educação e competência socioemocional para uma escolha consciente e autônoma.

Orientadoras:

Ana Carla Cividanes Furlan Scarin
Psicóloga. Mestre e Doutora em Educação. Pós doutora em Psicologia Escolar
Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º ao 5º ano
ascarin@csj.g12.br

Fabiana Augusta Donati
Psicóloga e Doutora em Educação
Ensino Fundamental 6º ao 9º ano e Ensino Médio
fdonati@csj.g12.br