Orientação Educacional

Orientação Educacional

A Orientação Educacional no CASJ
Concepção e finalidade

Caracteriza-se por um trabalho integrado com visão mais abrangente no sentido de sua dimensão pedagógica em todos os segmentos da escola;

Possui caráter mediador em parceria com todos os educadores da escola: é coadjuvante da prática docente (se opõe à práxis de que o prof. ensina e o orientador atende);

Dá ênfase ao enfoque coletivo, ou seja, esse coletivo é composto por pessoas, que devem pensar e agir a partir de questões contextuais, envolvendo tanto contradições e conflitos, como realizações bem sucedidas;

A OE tem cada vez mais um compromisso com a qualidade da Educação que todos nós almejamos através e pelo PE;

A OE parte de pressupostos teóricos em uma linha mais pedagógica em que a construção do conhecimento, também é construção de subjetividade tecida em diferentes momentos na escola e por ela.

Orientação educacional no Colégio, para quê?

Para uma educação de qualidade que entendemos como: uma educação mais humanizadora, mais crítica, mais libertadora e mais participativa.

Quem somos?

Ana Carla Cividanes Furlan Scarin – Orientadora Educacional – Psicóloga. Mestre e Doutora em Educação. Pós doutora em Psicologia Escolar.
Educação Infantil e Ensino Fundamental 1º ao 5º ano.

Fabiana Augusta Donati – Orientadora Educacional – Psicóloga e Doutora em Educação.
Ensino Fundamental 6º ao 9º ano e Ensino Médio.

Para quem?

Para e com o aluno, razão de ser da nossa missão de educar.

Para e com os docentes, os maiores influentes na aprendizagem do aluno.

Para e com as famílias que compartilham com a escola da mesma responsabilidade de educar, estabelecendo as melhores condições para favorecer o desenvolvimento integral das crianças e jovens.

Para e com todos os funcionários da escola que, inseridos no processo educativo de diferentes lugares, educam, ensinam, aprendem, articulam fazeres comprometidos com o Projeto Educativo da escola.

Para e com os profissionais que trabalham com os alunos fora do ambiente escolar objetivando parcerias para o desenvolvimento integral.

Como?

Intervindo nos e para os processos de aprendizagem através de um enfoque educativo. Ou seja, embora o departamento conte com a formação especializada de profissionais o objeto são os processos de ensino e aprendizagem implementados e estabelecidos pela escola no Projeto Educativo, para o desenvolvimento de aprendizagens. As crianças e os jovens na escola são alunos. Os profissionais no departamento estão inseridos em equipes de trabalho que se organizam para a realização de diferentes tarefas que abrangem os sistemas que integram a instituição educacional, sua organização e seu funcionamento. Portanto, intervenção, orientação e educação estão indissoluvelmente ligadas. A orientação é extensiva a todos os campos do desenvolvimento do aluno, no pessoal, educacional, profissional, assim como aos contextos educacionais, espaço potencial do desenvolvimento de aprendizagem, cujo maior objetivo é o de melhorar a qualidade da educação.

O Departamento de Orientação Educacional e a Tutoria

A tutoria no Colégio, é uma atividade inerente à função docente, cuja finalidade é o desenvolvimento integral do aluno. Os alunos são orientados individualmente e ou coletivamente pelo tutor, nas dimensões pessoal, acadêmica e profissional.

O tutor é um professor indicado pelo Colégio. O professor tutor responsabiliza-se por uma turma para desenvolver o Plano de Ação Tutorial, que consiste num conjunto de atividades convergentes às necessidades de seus alunos tutorandos.

A Orientação no Colégio, tem como uma de suas funções primordiais, compartilhar com e no trabalho de Ação Tutorial juntamente com os professores. E para a construção deste sentido, o Departamento de Orientação estará colaborando com o tutor:

  • na realização de estudos referentes às necessidades dos alunos e dos recursos disponíveis para assessorar os professores em questões teóricas e práticas a fim de possibilitar as intervenções;
  • através de conhecimentos e técnicas específicas da psicologia para a compreensão do desenvolvimento do aluno, com a finalidade de construir o sistema de intervenções nas dimensões que se fizerem necessárias, bem como nas entrevistas com as famílias;
  • no registro de observações, dos estudos e do planejamento do Plano de Ação Tutorial de cada aluno, dos atendimentos às famílias e dos contatos com profissionais que acompanham o aluno fora do espaço escolar;
  • na fundamentação de encaminhamentos de alunos a especialistas quando necessário;
  • na busca da própria capacitação profissional para sermos melhores em nossa opção e conseqüentemente no aprimoramento de toda Instituição Educacional que com qualidade, deseja a formação de pessoas mais humanas e competentes para um mundo melhor.

 

Ana Carla Cividanes Furlan Scarin
ascarin@csj.g12.br
Orientadora Educacional

Fabiana Augusta Donati
fdonati@csj.g12.br
Orientadora Educacional


Orientação Vocacional – Informação profissional, além do espaço do Colégio

O Departamento de Orientação Educacional e a Orientação Vocacional