O Colégio

COLÉGIO AGOSTINIANO SÃO JOSÉ

1947 – 2018

O Colégio Agostiniano São José foi criado em 28 de agosto de 1947, em Engenheiro Schmitt, distrito de São José do Rio Preto, Estado de São Paulo, com o nome de “Ginásio São José”. Seu primeiro Diretor foi o Pe. Miguel Lanero.

Dez anos depois, com a doação de um terreno feita pelo Sr. Comendador Mançor Daud, foi lançada em São José do Rio Preto a pedra fundamental do atual Colégio, situado na Rua dos Agostinianos, nº 88, Jardim Santa Catarina.

No dia 19 de março de 1961, as novas instalações foram inauguradas sendo Diretor o Pe. Carlos Beltrán Ayuso.

Educar, para os agostinianos, é desenvolver todas as dimensões do educando, promovendo uma educação integral com plenitude no encontro com Cristo. Para construir esse ideal de educação, temos uma escola humana e humanizadora, crítica, participativa, libertadora e promotora de valores éticos.

Humanizar é um processo de desenvolvimento contínuo em direção a Deus. De todas as dimensões do desenvolvimento integral, é a auto-transcendência, sinal de espiritualidade, que pertence somente ao homem e que abre dinamicamente as possibilidades pelas quais se torna pessoa. A pessoa é um potencial a ser desenvolvido, jamais como um ser acabado e pronto, o que dá sentido à missão educativa.

Desenvolver o espírito crítico é gerar transformação pessoal que se converte em autocrítica. É um compromisso com uma permanente postura de abertura às alternativas perante a realidade, postura questionadora dos procedimentos de análise da realidade. É enfim, amor pela verdade.

Ao educar para a participação e pela participação, buscamos a vocação do ser humano para ser sujeito e não objeto, possibilitando que seja sujeito de sua própria educação.

A educação deve ser libertadora, porque nascemos com vocação para a liberdade. Nesse sentido, a escola deve estabelecer uma pedagogia da liberdade que, unida ao exercício da autoridade e ao estabelecimento de normas ou indicadores precisos, aponta para uma escola capaz de oferecer uma proposta clara de valores que sirvam de referência para saber e ter condições de escolher.

A função da escola a respeito do mundo dos valores é múltipla. Toda escola é construtora de valores. A nossa proposta é que os alunos se tornem mais humanos, mais livres, mais críticos e participativos. É essa a postura que marca o estilo pedagógico do Colégio Agostiniano São José.

O Colégio Agostiniano São José – CASJ tem como missão a educação integral e evangelizadora, do ensino infantil ao médio, caracterizada por uma pedagogia crítica, participativa e libertadora, com excelência acadêmica, e para a construção de uma sociedade mais justa, em consonância com o carisma agostiniano.

Consolidar-se com excelência nos processos de ensino e de aprendizagem.

“A educação será mais libertadora quando estiver mais de acordo com a verdade – amor” (Santo Agostinho, carta 101-2).

Ética,
Diálogo,
Respeito,
O bem comum,
Sustentabilidade,
Cordialidade e alegria.