Proposta Pedagógica – EI

Proposta Pedagógica da Educação Infantil

.

A proposta pedagógica da Educação Infantil baseia-a na construção do protagonismo na criança de forma a atuar como um agente ativo no processo de construção do conhecimento.

O aluno é visto, considerado e respeitado dentro da sua individualidade como um ser social que atua, aprende, experimenta e elabora a sua identidade nas interações com o meio físico e social.

As crianças convivem em uma atmosfera sociomoral que garante os direitos de aprendizagem da criança em conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.

O corpo docente é comprometido e atuam como mediadores no processo de ensino, além de serem tutores. O contato entre família e Colégio é feito, primeiramente, por meio do tutor e se necessário o tutor orienta os demais contatos.

As turmas são formadas com número reduzido de crianças; o currículo é adequado à faixa etária, com atividades e programa pedagógico bem estruturado. A infraestrutura oferece segurança e favorece a exploração e o movimento com rotinas de higiene e cuidado pessoal.

A prática educativa se organiza através dos cinco campos de experiências nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver. Em cada campo de experiências são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Abaixo encontram-se uma síntese das aprendizagens.

.

O eu, o outro e o nós

Respeitar e expressar sentimentos e emoções.

Atuar em grupo e demonstrar interesse em construir novas relações, respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros.

Conhecer e respeitar regras de convívio social, manifestando respeito pelo outro.

Corpo, gestos e movimentos

Reconhecer a importância de ações e situações do cotidiano que contribuem para o cuidado de sua saúde e a manutenção de ambientes saudáveis.

Apresentar autonomia nas práticas de higiene, alimentação, vestir-se e no cuidado com seu bem-estar, valorizando o próprio corpo.

Utilizar o corpo intencionalmente (com criatividade, controle e adequação) como instrumento de interação com o outro e com o meio.

Coordenar suas habilidades manuais.

Traços, sons, cores e formas

Discriminar os diferentes tipos de sons e ritmos e interagir com a música, percebendo-a como forma de expressão individual e coletiva.

Expressar-se por meio das artes visuais, utilizando diferentes materiais.

Relacionar-se com o outro empregando gestos, palavras, brincadeiras, jogos, imitações, observações e expressão corporal.

 Escuta, fala, pensamento e imaginação

Expressar ideias, desejos e sentimentos em distintas situações de interação, por diferentes meios.

Argumentar e relatar fatos oralmente, em sequência temporal e causal, organizando e adequando sua fala ao contexto em que é produzida.

Ouvir, compreender, contar, recontar e criar narrativas.

Conhecer diferentes gêneros e portadores textuais, demonstrando compreensão da função social da escrita e reconhecendo a leitura como fonte de prazer e informação.

Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações

Identificar, nomear adequadamente e comparar as propriedades dos objetos, estabelecendo relações entre eles.

Interagir com o meio ambiente e com fenômenos naturais ou artificiais, demonstrando curiosidade e cuidado com relação a eles.

Utilizar vocabulário relativo às noções de grandeza (maior, menor, igual etc.), espaço (dentro e fora) e medidas (comprido, curto, grosso, fino) como meio de comunicação de suas experiências.

Utilizar unidades de medida (dia e noite; dias, semanas, meses e ano) e noções de tempo (presente, passado e futuro; antes, agora e depois), para responder a necessidades e questões do cotidiano.

Identificar e registrar quantidades por meio de diferentes formas de representação (contagens, desenhos, símbolos, escrita de números, organização de gráficos básicos etc.).

.

Venha construir a sua história em uma escola forte e de longa tradição que há 74 anos sempre esteve à frente do seu tempo!