#SOMOSCONTRAOBULLYING
O enfrentamento de situações de exclusão, violência, bullying e intimidação nas escolas e em ambientes virtuais é um dos grandes desafios contemporâneos, que em hipótese alguma deve ser descuidado!
O Colégio Agostiniano São José mantém, com a condução do departamento de Orientação Educacional, as Equipes Agostinianas de Ajuda (EAAs), que funcionam com grupos de alunos, formados para agir assertivamente, observar, intervir, ajudar e prevenir os problemas que “ninguém vê”, mas que, como já comprovado na literatura, são vistos e vividos pelos próprios alunos.
Combater o bullying e o cyberbullying é essencial, pois a aplicação dos mesmos traduz relações violentas, que ferem de forma física e emocional porque causam sofrimento. Nosso eixo de reflexão e ação no tocante à convivência saudável tem à frente experiências de respeito, empatia, solidariedade e cooperação.
Assim, dizemos não ao bullying todos os dias de nossa convivência!
3.1- GEPEM (a página que o Alaor já criou);
O GEPEM – Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação Moral , do qual o Colégio Agostiniano São José atua como parceiro, é um grupo de pesquisadores oriundos da USP, UESP e UNICAMP, que se dedica a pensar as questões de convivência na escola a partir de um dos fenômenos mais complexos e escondidos presentes nas relações entre pares nesta instituição: o bullying.
O Colégio Agostiniano São José compõe com o GEPEM em ações referentes ao combate ao bullying e cyberbullying. Temos nós igualmente um canal, que aqui está para facilitar a comunicação e nos possibilitar o refinamento das ações em relação ao propósito por nós abraçado (acesso ao canal).
As Equipes Agostinianas de Ajuda têm história em nosso Colégio!
Em ação desde 2022, podemos contar um pouco dessa trajetória por aqui: (vídeos)
Escolas participantes e pioneiras deste trabalho no Brasil https://www.somoscontraobullying.com.br/escolas-participantes


Esse é o canal de contato conosco para comunicação das ocorrências envolvendo bullying e cyberbullying. Nós, Orientadoras Educacionais, estamos à disposição para a escuta e acolhimento em relação às questões aqui enfatizadas.
com link para form descritivo que filtraria ocorrências/