Ensino Religioso – Pastoral

ENSINO RELIGIOSO

As aulas de Ensino Religioso fazem parte da proposta curricular do colégio, acontecendo do Infantil 3 ao 9º ano. Elas contribuem para a formação integral dos estudantes, ajudando-os a compreender a dimensão da fé, da ética e da convivência, em diálogo com a vida escolar e familiar.
Mais do que transmitir conteúdos, as aulas são momentos de reflexão, partilha e experiência, incentivando os alunos a conhecer a Bíblia, a tradição cristã e os valores agostinianos, aplicando-os na vida cotidiana.

Objetivo:
Proporcionar aos alunos, desde a Educação Infantil até o Ensino Fundamental II, um espaço formativo que integre conhecimento, valores humanos e espiritualidade.

Como acontece:
– Aulas semanais planejadas e conduzidas por professores;
– Estudo de temas bíblicos, litúrgicos e espirituais adaptados a cada faixa etária. Reflexões sobre valores humanos, convivência e espiritualidade agostiniana;
– Atividades práticas, dinâmicas e momentos de oração integrados ao conteúdo.

Público-alvo:
Alunos do Infantil 3 até o 9º ano do Ensino Fundamental.

 

Ensino Religioso na Educação Infantil

Em 2024 a pastoral desenvolveu um projeto de contação de histórias bíblicas na Educação Infantil a fim de possibilitar mais atividades de cunho espiritual na rotina das crianças.
Foram programadas histórias do Antigo Testamento para serem contadas uma vez ao mês. Por causa do sucesso do projeto, decidimos, pastoral e coordenação pedagógica do ciclo, avançar para aulas semanais de Ensino Religioso, que são baseadas nas narrativas bíblicas do Antigo Testamento. A partir dessas histórias, os alunos recebem formação sobre as virtudes e os valores cristãos que as personagens de cada história ensinam.

 

Jesus na Minha Casa

O projeto ‘Jesus na Minha Casa’ tem como objetivo proporcionar aos alunos e suas famílias uma experiência de reflexão sobre a presença de Jesus em suas vidas diárias. Através de uma “sacola viajante” (exemplo na foto).
A intenção é que cada aluno do primeiro ano do EFI a levará para casa (semanalmente/quinzenal ou mensal*), contendo dentro algum material que reforce a mensagem cristã, como passagens bíblicas, orações e outras ações de fé (que tenham ligação com o tema trabalhado em sala). A proposta é fortalecer os laços entre a família e a escola, criando momentos de vivência espiritual que envolvem não só o aluno, mas também seus responsáveis, reforçando a parceria família e escola, proporcionando momentos de vivência entre os responsáveis, criança e Deus.

 

Auto de Natal

O Auto de Natal é um projeto interdisciplinar de Música e Ensino Religioso que acontece no terceiro ano do Ensino Fundamental. Os alunos conhecem durante as aulas de Ensino Religioso a história do presépio baseada em São Francisco de Assis, e preparam nas aulas de Música, um auto para apresentar aos pais no final das aulas. Este projeto é todo desenvolvido no terceiro trimestre de aula.

 

 

Holywins

Este projeto interdisciplinar de Inglês e Ensino Religioso é uma maneira de dialogar com a comemoração cultural tão massificada do Halloween. Sendo um colégio católico e não celebrando o Dia das bruxas, os alunos de segundo a quarto ano, que aprendem sobre o Halloween nas aulas do bilíngue, podem também conhecer o que se celebra no catolicismo, o Dia de todos os santos, e então, participam de uma aula que se torna uma festa à fantasia, onde os alunos podem vir vestidos de personagens bíblicos ou santos. O objetivo principal é gerar essa cultura da paz e da vida, não da morte. Deseja-se ensinar o BELO, o conceito de beleza é muito deturpado pelas mídias de massa. Mas neste projeto, como o próprio nome diz, o “santo vence”!

 

Thanksgiving

Este projeto interdisciplinar de Inglês e Ensino Religioso é uma maneira de aproveitar a data comemorativa cultural norte-americano do Dia de Ação de Graças e trabalhar valores como gratidão, união, amor em família.
O evento acontece em horário de aula, sendo que os alunos participarão de uma banquete imitando o jantar de Ação de Graças comum, e aprenderão sobre o tema, vivenciando.

Fazem parte da atividade:
– Oração de gratidão;
– Música em inglês oracional;
– Vídeo sobre os aspectos culturais da data; Atividade do vocabulário em inglês;
– Partilha do lanche (Banquete de Ação de Graças).