Proposta Pedagógica do Ensino Médio
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Considerando as características, especificidades e desafios do mundo contemporâneo, o Ensino Médio constitui-se em uma etapa essencial de formação para o desenvolvimento da criticidade e autonomia necessárias à formação dos jovens.
Pautado em um projeto educativo que prioriza uma formação integral e humanizadora, o ciclo oferece experiências mediadas e processos intencionais que permitem ao aluno a construção de um projeto de vida no campo acadêmico e do trabalho, bem como uma formação cidadã pautada na ética da responsabilidade para o convívio social.
A organização curricular do Ensino Médio divide-se em quatro áreas de conhecimento: Linguagens e suas Tecnologias, Matemática e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias, Ciências Humanas e Sociais Aplicadas.
De acordo com a Base Nacional Comum Curricular, o Ensino Médio tem como objetivos específicos:
I – a consolidação e o aprofundamento dos conhecimentos adquiridos no ensino fundamental, possibilitando o prosseguimento de estudos superiores com excelência na preparação para o ingresso na Universidade;
II – a preparação básica para o trabalho e a cidadania do educando, para continuar aprendendo, de modo a ser capaz de se adaptar com flexibilidade a novas condições de ocupação ou aperfeiçoamento posteriores;
III – o aprimoramento do educando como pessoa humana, incluindo a formação ética e o desenvolvimento da autonomia intelectual e do pensamento crítico;
IV – a compreensão dos fundamentos científico-tecnológicos dos processos produtivos, relacionando a teoria com a prática, no ensino de cada disciplina.