Proposta Pedagógica do Ensino Fundamental – 6º ao 9º ano
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Neste segmento da escolaridade, crianças e adolescentes, passam por uma série de mudanças relacionadas aos aspectos físicos, emocionais, cognitivos, afetivos, sociais, dentre outros. Os últimos sinais da infância dão lugar a um novo corpo e a novas formas de compreender o mundo. As mudanças, próprias dessa fase, implicam a compreensão do adolescente como sujeito em desenvolvimento, com singularidades e formações identitárias e culturais próprias, que demandam práticas escolares diferenciadas, capazes de contemplar suas necessidades e diferentes modos de inserção social. Também há de se considerar o avanço e a multiplicação das tecnologias de informação e comunicação e do crescente acesso a elas.
O Colégio Agostiniano São José, para responder a essas transformações e anseios, propõe-se a desempenhar um papel fundamental na formação pessoal e acadêmica do aluno, por meio de um currículo em que a ação educativa é intencional e mediada, a fim de contribuir para promoção do intelecto, da criticidade e criatividade, do caráter, da responsabilidade em direção à autonomia moral e intelectual.
A proposta pedagógica prioriza o ensino do pensamento e o desenvolvimento de habilidades cognitivas a partir da perspectiva metodológica da resolução de problemas, de modo a contribuir para que o aluno constitua-se um cidadão consciente e com responsabilidade social atuante.
De acordo com a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional – LDB, são objetivos do Ensino Fundamental:
I – o desenvolvimento da capacidade de aprender, tendo como meios básicos o pleno domínio da leitura, da escrita e do cálculo;
II – a compreensão do ambiente natural e social, do sistema político, da tecnologia, das artes e dos valores em que se fundamenta a sociedade;
III – o desenvolvimento da capacidade de aprendizagem, tendo em vista a aquisição de conhecimentos e habilidades e a formação de atitudes e valores;
IV – o fortalecimento dos vínculos de família, dos laços de solidariedade humana e de tolerância recíproca em que se assenta a vida social.