Proposta Pedagógica da Educação Infantil
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A proposta pedagógica da Educação Infantil baseia-a na construção do protagonismo na criança de forma a atuar como um agente ativo no processo de construção do conhecimento.
O aluno é visto, considerado e respeitado dentro da sua individualidade como um ser social que atua, aprende, experimenta e elabora a sua identidade nas interações com o meio físico e social.
As crianças convivem em uma atmosfera sociomoral que garante os direitos de aprendizagem da criança em conviver, brincar, participar, explorar, expressar e conhecer-se.
O corpo docente é comprometido e atuam como mediadores no processo de ensino, além de serem tutores. O contato entre família e Colégio é feito, primeiramente, por meio do tutor e se necessário o tutor orienta os demais contatos.
As turmas são formadas com número reduzido de crianças; o currículo é adequado à faixa etária, com atividades e programa pedagógico bem estruturado. A infraestrutura oferece segurança e favorece a exploração e o movimento com rotinas de higiene e cuidado pessoal.
A prática educativa se organiza através dos cinco campos de experiências nos quais as crianças podem aprender e se desenvolver. Em cada campo de experiências são definidos os objetivos de aprendizagem e desenvolvimento. Abaixo encontram-se uma síntese das aprendizagens.
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O eu, o outro e o nós
Respeitar e expressar sentimentos e emoções.
Atuar em grupo e demonstrar interesse em construir novas relações, respeitando a diversidade e solidarizando-se com os outros.
Conhecer e respeitar regras de convívio social, manifestando respeito pelo outro.
Corpo, gestos e movimentos
Reconhecer a importância de ações e situações do cotidiano que contribuem para o cuidado de sua saúde e a manutenção de ambientes saudáveis.
Apresentar autonomia nas práticas de higiene, alimentação, vestir-se e no cuidado com seu bem-estar, valorizando o próprio corpo.
Utilizar o corpo intencionalmente (com criatividade, controle e adequação) como instrumento de interação com o outro e com o meio.
Coordenar suas habilidades manuais.
Traços, sons, cores e formas
Discriminar os diferentes tipos de sons e ritmos e interagir com a música, percebendo-a como forma de expressão individual e coletiva.
Expressar-se por meio das artes visuais, utilizando diferentes materiais.
Relacionar-se com o outro empregando gestos, palavras, brincadeiras, jogos, imitações, observações e expressão corporal.
Escuta, fala, pensamento e imaginação
Expressar ideias, desejos e sentimentos em distintas situações de interação, por diferentes meios.
Argumentar e relatar fatos oralmente, em sequência temporal e causal, organizando e adequando sua fala ao contexto em que é produzida.
Ouvir, compreender, contar, recontar e criar narrativas.
Conhecer diferentes gêneros e portadores textuais, demonstrando compreensão da função social da escrita e reconhecendo a leitura como fonte de prazer e informação.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
Identificar, nomear adequadamente e comparar as propriedades dos objetos, estabelecendo relações entre eles.
Interagir com o meio ambiente e com fenômenos naturais ou artificiais, demonstrando curiosidade e cuidado com relação a eles.
Utilizar vocabulário relativo às noções de grandeza (maior, menor, igual etc.), espaço (dentro e fora) e medidas (comprido, curto, grosso, fino) como meio de comunicação de suas experiências.
Utilizar unidades de medida (dia e noite; dias, semanas, meses e ano) e noções de tempo (presente, passado e futuro; antes, agora e depois), para responder a necessidades e questões do cotidiano.
Identificar e registrar quantidades por meio de diferentes formas de representação (contagens, desenhos, símbolos, escrita de números, organização de gráficos básicos etc.).
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Venha construir a sua história em uma escola forte e de longa tradição que há 74 anos sempre esteve à frente do seu tempo!