Page 10 - ManualApoioAcolhimento
P. 10
10 Manual de apoio e acolhimento à saúde mental do docente em tempos de covid-19
Ação número 2 - Espaço
- Organizar o espaço de sua casa, de forma que você possa trabalhar com conforto, dentro do
possível;
- procurar alocar os recursos necessários ao desempenho das atividades em um mesmo lugar,
de forma que você possa ter o material em mãos o material necessário para o seu trabalho;
- estabelecer o tempo de uso de cada espaço, sinalizando o seu momento de uso aos que
dividem o mesmo com você;
- não se esquecer de manter a iluminação do ambiente adequada, tanto quanto arejado e livre
de objetos que possam machucar (ex: não deixar objetos perdidos pelo chão, onde você ou
algum familiar possam tropeçar e se ferir).
Ação número 3 - Comunicação
A comunicação é uma peça fundamental no contexto do Tele-ensino e do Ensino Híbrido,
haja vista que o formato disponível é o virtual. Assim sendo, é preciso estabelecer formas de
comunicação com alunos e pais utilizando os recursos e-mail institucional e Google Meet
com agendamento prévio.
- Com os alunos, ao perceber a necessidade de uma tutoria, sinalizar ao aluno e propor um
momento de diálogo. O horário pode ser combinado, alinhando às disponibilidades. Não se
esquecer de mapear as necessidades pedagógicas, pois eles podem apresentar dificuldades
de adaptação e de condições de continuidade por ocasião do uso exclusivo, ou quase
exclusivo, das ferramentas técnicas ligadas à aprendizagem virtual. Mapear, ainda, as
necessidades técnicas, uma vez que alguns alunos podem não ter recursos técnicos
disponíveis para manutenção de aulas virtuais, ainda que em formato híbrido.
- Com os pais, o procedimento deve ser o mesmo que com os alunos, acrescentando que a
sinalização da necessidade do momento de diálogo pode ocorrer através do uso do e-mail.
Departamento de Orientação Educacional