Page 10 - ManualApoioAcolhimento
P. 10

10              Manual de apoio e acolhimento à saúde mental do docente em tempos de covid-19
























                 Ação número 2 - Espaço

                 - Organizar o espaço de sua casa, de forma que você possa trabalhar com conforto, dentro do
                 possível;

                 - procurar alocar os recursos necessários ao desempenho das atividades em um mesmo lugar,
                 de forma que você possa ter o material em mãos o material necessário para o seu trabalho;

                 - estabelecer o tempo de uso de cada espaço, sinalizando o seu momento de uso aos que
                 dividem o mesmo com você;

                 - não se esquecer de manter a iluminação do ambiente adequada, tanto quanto arejado e livre
                 de objetos que possam machucar (ex: não deixar objetos perdidos pelo chão, onde você ou
                 algum familiar possam tropeçar e se ferir).

                 Ação número 3 - Comunicação



                 A comunicação é uma peça fundamental no contexto do Tele-ensino e do Ensino Híbrido,
                 haja vista que o formato disponível é o virtual.  Assim sendo,  é preciso estabelecer formas de
                 comunicação com alunos e pais utilizando os recursos e-mail institucional e Google Meet
                 com agendamento prévio.

                 - Com os alunos, ao perceber a necessidade de uma tutoria, sinalizar ao aluno e propor um
                 momento de diálogo.  O horário pode ser combinado, alinhando às disponibilidades.  Não se
                 esquecer de mapear as necessidades pedagógicas, pois  eles podem apresentar dificuldades
                 de  adaptação  e  de  condições  de  continuidade  por  ocasião  do  uso  exclusivo,  ou  quase
                 exclusivo,  das  ferramentas  técnicas  ligadas  à  aprendizagem  virtual.  Mapear,  ainda,  as
                 necessidades  técnicas,  uma  vez  que  alguns  alunos  podem  não  ter  recursos  técnicos
                 disponíveis para manutenção de aulas virtuais, ainda que em formato híbrido.

                 - Com os pais,  o procedimento deve ser o mesmo que com os alunos, acrescentando que a
                 sinalização da necessidade do momento de diálogo pode ocorrer através do uso do e-mail.




















                                              Departamento de Orientação Educacional
   5   6   7   8   9   10   11   12