Projeto "Marcas do Tempo"

 

DESCOBRINDO A NATUREZA

SÍTIO HIPONA

 

Docentes envolvidos: Luís Gustavo Galego (Ciências) e Janete Zanuzzo (Geografia)

Alunos do 6o Ano

Dias 09/08, 27/08 e 03/09 de 2007

 

Referências ao Projeto Marcas do Tempo:

O passado no presente: O mistério de Japurá e o casarão da Vila Ventura

Descobrindo a natureza - Sítio Hipona

O Brasil é café - Fazenda Santa Cecília

Da terra à xícara - exposição e palestra

 

 

INTRODUÇÃO

            O conteúdo conceitual das disciplinas Geografia e Ciências previsto para 6os anos do Ensino Fundamental apresenta vários aspectos em comum, mas um deles recebe destaque neste projeto: a interação entre as esferas que compõem a Terra: a atmosfera (ar e gases), a hidrosfera (água), a litosfera (solo e rochas) e a biosfera (seres vivos).

            Uma estratégia para se entender esta interação é observar a própria natureza, o que torna rios, bosques, matas ciliares e praças bons modelos didáticos para o estudo das esferas.

 

OBJETIVOS

            Estimular os alunos a:

            -compreender a relação entre as esferas terrestres;

            -perceber que as disciplinas escolares não são completamente fragmentadas;

            -desenvolver o trabalho em grupo e a socialização;

            -explorar cientificamente o ambiente e preserva-lo.

 

METODOLOGIA E COMENTÁRIOS

Primeiramente, todos os conteúdos pertinentes ao estudo das esferas terrestres foram discutidos em aulas teóricas e práticas, utilizando o método dialético como fundamentação das mesmas.

O próximo passo foi organizar uma excursão ao Sítio Hipona, localizado no município de Cedral (SP). Esse sítio apresenta além de um bosque contendo espécies nativas da região noroeste, uma mata ciliar bastante preservada circundando o rio Ribeirão das Palmeiras.

No sítio, os alunos puderam explorar diferentes ambientes e habitats, além de levantar os fatores abióticos (solo, água, ar, sol) e bióticos (seres vivos) presentes neles, e as interações que se processam nesses ambientes.

Por fim, em grupos de quatro a cinco alunos, os alunos responderam a um questionário previamente discutido com eles. Esse questionário serviu de avaliação do projeto, além da participação dos alunos nas discussões do grupo e na exploração dos ambientes.

 

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