PROJETO "ELEMENTOS EM (INTER)AÇÃO: MINHA HORTA"
2005
SÉRIE: 5ª SÉRIES (ENSINO
FUNDAMENTAL II)
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: CIÊNCIAS (Prof. Luís Gustavo) e LÍNGUA PORTUGUESA
(Profª. Vera).
O cultivo de uma horta é um excelente laboratório para se estudar os elementos abióticos que existem na Terra: a água, o solo e o ar. Além disso, a interferência desses elementos no desenvolvimento e sobrevivência dos seres vivos é facilmente percebida e avaliada.
OBJETIVOS
Considerando o acima exposto, o projeto ELEMENTOS EM (INTER)AÇÃO:
MINHA HORTA tem como objetivos propiciar aos alunos observar a interação
entre fatores bióticos e abióticos, estudados ao longo deste ano, in
vivo, usando como modelo experimental o cultivo de um canteiro com diferentes
hortaliças, e estimular a produção escrita dos alunos a partir da elaboração
de um álbum fotográfico que descrevesse o desenvolvimento das plantinhas,
desde sua semeadura até a colheita.
METODOLOGIA E COMENTÁRIOS
Para atingirmos
este objetivo, foi construído um canteiro com condições ideais de cultivo
(solo arado, adubado e irrigado) nas proximidades do Campão do Colégio.
Em seguida, os alunos semearam diferentes variedades de hortaliças, conforme
observado na tabela abaixo.
Tabela 1: Hortaliça semeada, parte da planta a ser consumida e série responsável.
Série |
Hortaliça |
Órgão de consumo |
5ªA |
Brócolis |
Caule e Flores |
5ªB |
Tomate |
Frutos e Sementes |
5ªC |
Alface |
Folhas |
5ªD |
Beterraba e Cenoura |
Raízes |
Ao longo das semanas, os alunos observaram o desenvolvimento das sementes, fotografando cada etapa e registrando as principais informações relacionadas a ela.
O texto registrado foi adequado às imagens e ao meio de comunicação (Álbum de Fotografias) pelos alunos, que puderam optar por sua construção em papel ou em meio eletrônico, utilizando o programa Microsoft PowerPoint (Copyright© Microsoft Corporation).