PROJETO "ELEMENTOS EM (INTER)AÇÃO: MINHA HORTA"

2005

SÉRIE: 5ª SÉRIES (ENSINO FUNDAMENTAL II)
DISCIPLINAS ENVOLVIDAS: CIÊNCIAS (Prof. Luís Gustavo) e LÍNGUA PORTUGUESA (Profª. Vera).

          O cultivo de uma horta é um excelente laboratório para se estudar os elementos abióticos que existem na Terra: a água, o solo e o ar. Além disso, a interferência desses elementos no desenvolvimento e sobrevivência dos seres vivos é facilmente percebida e avaliada.

OBJETIVOS
          Considerando o acima exposto, o projeto ELEMENTOS EM (INTER)AÇÃO: MINHA HORTA tem como objetivos propiciar aos alunos observar a interação entre fatores bióticos e abióticos, estudados ao longo deste ano, in vivo, usando como modelo experimental o cultivo de um canteiro com diferentes hortaliças, e estimular a produção escrita dos alunos a partir da elaboração de um álbum fotográfico que descrevesse o desenvolvimento das plantinhas, desde sua semeadura até a colheita.

METODOLOGIA E COMENTÁRIOS
          Para atingirmos este objetivo, foi construído um canteiro com condições ideais de cultivo (solo arado, adubado e irrigado) nas proximidades do Campão do Colégio. Em seguida, os alunos semearam diferentes variedades de hortaliças, conforme observado na tabela abaixo.

Tabela 1: Hortaliça semeada, parte da planta a ser consumida e série responsável.

Série

Hortaliça

Órgão de consumo

5ªA

Brócolis

Caule e Flores

5ªB

Tomate

Frutos e Sementes

5ªC

Alface

Folhas

5ªD

Beterraba e Cenoura

Raízes

          Ao longo das semanas, os alunos observaram o desenvolvimento das sementes, fotografando cada etapa e registrando as principais informações relacionadas a ela.

          O texto registrado foi adequado às imagens e ao meio de comunicação (Álbum de Fotografias) pelos alunos, que puderam optar por sua construção em papel ou em meio eletrônico, utilizando o programa Microsoft PowerPoint (Copyright© Microsoft Corporation).