PROJETO "MINHA HORTA"
Introdução Tarefa Processo Recursos Avaliação Conclusão Créditos
Introdução
* Olá! Você sabe o que é uma horta?
* Imagina de onde vem aquela verdura, legume que está sempre presente em suas refeições?
* Pode ser que você nem aprecie muito esse tipo de alimento, porém depois desse trabalho ele terá um outro sabor para você.
* Vamos em frente?
Tarefa
Primeiro passo - mãos na terra!!!! Preparo do canteiro, na horta do Colégio. Será que você consegue?
Algum dia você imaginou que para se plantar algo é necessário todo um ritual?
Observe bem, que assim como nosso organismo, as plantas também precisam de atenção!! E aí, tudo pronto? O canteiro está pronto para receber a semente?
Processo
* Forme grupos, com no máximo seis alunos, a seguir divida as tarefas entre si para facilitar o trabalho, estabelecendo a função de cada um.
* Consulte as fontes indicadas para uma boa realização do trabalho.
* Os textos deverão obedecer as seguintes instruções:
- Seu grupo fará um álbum com cada etapa do trabalho - a confecção do canteiro, o plantio da semente, a germinação, o crescimento, a colheita, a preparação para a salada e por fim, a degustação. Cada etapa, além de um pequeno texto explicativo, ou poético, deverá estar ilustrada com fotos tiradas por você. O trabalho deverá ser feito em folha A4,(na vertical ou horizontal) e constar na última página, os nomes dos componentes do grupo.
- As sementes que serão plantadas são:
- 5ª A: Brócolis (caule, folhas e flores)
- 5ª B: Tomate (frutos e sementes)
- 5ª C: Alface (folhas)
- 5ª D: Cenoura e Beterraba (raízes)
* O trabalho iniciar-se-á em setembro com o professor de Ciências e deverá ser entregue no dia 11/11/05 (aos respectivos professores Ciências e Português)
Recursos
* Palestra com o agrônomo João Dalachi.
* Cada aluno pedirá a sua mãe, aquele seu álbum de bebê, onde foram registradas cada etapa desde seu nascimento até seus primeiros passinhos. Escolha do nome, primeiro banho, primeira visita...
Você fará o mesmo com seu canteiro!!! Gostou?? Tenho certeza que sim!!!
Avaliação
* Será levado em consideração para a avaliação de cada grupo:
- A atenção à palestra do agrônomo
- As sessões de fotos
- As aulas práticas com o professor de Ciências
* Quanto à produção de texto:
- A organização do álbum com textos criativos e coerentes ao assunto explorado
- A conscientização da importância de legumes e folhas ao nosso organismo.
- Elaboração do álbum virtual que será feito com a utilização do software de apresentação PowerPoint.
Conclusão
* Você sabia de todas as etapas para se ter esse tipo de
alimento?
* Percebeu a importância de sues nutrientes a nossa saúde?
* O que achou dessa interação Ciências/ Português para saber um pouco mais sobre uma boa alimentação?
* Percebeu que assim como os bebês, as plantações passam por etapas importantíssimas?
Créditos:
Prof. Luís Gustavo da C. Galego
Profª. Vera Lúcia Girardi Racanicchi