Visita à cozinha do SESI

5º ano

junho/2010 

Afagar a terra
conhecer os desejos da terra
cio da terra propícia estação
e fecundar o chão...*

 A alimentação é usualmente tema de interesse das pessoas, porém, no dia a dia, percebe-se que poucos apresentam comportamento alimentar sadio, quer seja por falta de conhecimento, quer seja por influência sociocultural dos meios de comunicação. 

Debulhar o trigo
recolher cada bago do trigo
forjar do trigo o milagre do pão
e se fartar de pão...

O consumo exagerado de determinados alimentos, em detrimento de outros mais necessários à saúde, tem gerado níveis preocupantes de desnutrição e de carências nutricionais específicas. A situação se agrava com o desperdício de alimentos, que faz do “lixo” brasileiro um dos mais ricos do mundo.

Decepar a cana
recolher a garapa da cana
roubar da cana a doçura do mel
se lambuzar de mel...

Uma alimentação saudável: tema integrante da Unidade 4 do nosso livro didático de Ciências. Objetivo? Fazer com que os alunos reconheçam a importância dessa alimentação, identifiquem os alimentos naturais como mais saudáveis que os industrializados, bem como os problemas causados pelo excesso ou pela falta de alimentos em nosso organismo.

Somente assim se compreenderá o valor de: 

Afagar a terra
conhecer os desejos da terra
cio da terra propícia estação
e fecundar o chão...
 

Para complementar os nossos estudos, fizemos uma visita à Cozinha do Projeto Alimente-se Bem, da Rede SESI/SP, ocasião em que participamos de uma palestra e elaboração de algumas receitas com a nutricionista Sílvia Valiani Marques, que deu fundamentação teórica e prática aos temas acima relacionados.

  

*Canção norteadora de nossa mensagem: Cio da Terra (composição de Chico Buarque/Milton Nascimento)

  

Profª. Kelly Christinne Maia de Paula Motta
kmotta@csj.g12.br

Profª. Sandra Regina Modesto Vieira Marinho
smarinho@csj.g12.br

 

Depoimentos e receitas

Fotos