entre professor e aluno. Um capítulo inteiro é dedicado à indisciplina na sala de aula. Outro mostra como o professor pode se aprimorar a fim de se tornar um mestre. Um terceiro demonstra que a compreensão do desenvolvimento da adolescência como um segundo parto diminui expectativas e atritos.Não falta sequer uma pitada de humor: o autor identifica os 11 tipos mais freqüentes de alunos e professores.
Por último, sugere um
O ensino em tempos de globalização
Aprender é como comer, e quem exerce a função de mestre cuca é o professor, afirma o psiquiatra Içami Tiba no livro Ensinar Aprendendo (Editora Gente). Baseado na experiência de trinta anos no atendimento de adolescentes e famílias, ele faz um raio X do atual sistema de ensino e propõe soluções para os problemas que afetam o relacionamento
método de colaboração entre os pais e a escola para que haja soma, não atropelamento de uma parte pela outra: Educação a Seis Mãos. Essencial para os professores, este livro enriquece também os pais.
Cristina Nabuco Martrucelli
- Jornalista, mãe da Patrícia (1ª série do E.F.) e da Adriana (Jardim)

GATTACA
Direção: Andrew Niccol
Com: Ethan Hawke / Uma Thurman
EUA - 1997
Duração: 112 min
Num futuro não muito distante, uma sociedade controlada pela engenharia genética: um filme de ficção científica nos coloca diante dos problemas apresentados pela ética que envolve os caminhos trilhados pela ciência nos tempos atuais.
Embora até hoje não se saiba exatamente que tipo de sensações um bebê experimenta no útero materno, que tipos

de laços existem entre mãe e filho na vida intra-uterina, qual a importância das experiências vividas pela mãe para a formação física, emocional e psicológica do ser em formação, já se adiantam as pesquisas que visam desenvolver úteros artificiais e a perspectiva de clonagem de seres humanos é freqüentemente debatida, não só pelo público especializado mas também já faz parte das preocupações das pessoas leigas no assunto.
Mas, afinal, onde esse progresso científico poderá nos levar? Qual o limite para a interferência humana na criação e reprodução da vida? Como seria uma sociedade em que o acaso fosse banido e as capacidades humanas fossem previsíveis e combinadas em laboratório?
Ainda estamos longe de conseguir essas respostas, mas essas perguntas são mais do que necessárias numa época em que o deslumbramento pela ciência tende a encobrir um aspecto fundamental para qualquer prática humana: a conduta ética. Nesse sentido, o filme GATTACA nos oferece excelente material para reflexão sobre os limites da criação humana e os riscos de uma intervenção desregrada nos processos naturais.
Fátima Narciso - Professora de História do Ensino Médio e mãe de alunos

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

O Ano 2000 deve ser um novo começo para todos nós. Juntos podemos transformar a cultura de guerra e violência em uma cultura de paz e não-violência.
Essa evolução exige a participação de cada um de nós para dar aos jovens e às gerações futuras valores que os ajudem a forjar um mundo mais digno e harmonioso, um mundo de justiça, solidariedade, liberdade e prosperidade.
A cultura de paz torna possível o desenvolvimento duradouro, a proteção do ambiente natural e a satisfação pessoal de cada ser jumano.
Reconhecendo a parte de responsabilidade ante o futuro da humanidade, especialmente com as crianças de hoje e de amanhã,


EU ME COMPROMETO EM MINHA VIDA COTIDIANA, NA MINHA FAMÍLIA, NO MEU TRABALHO, NA MINHA COMUNIDADE, NO MEU PAÍS E NA MINHA REGIÃO A:

 

 

 

1 "Respeitar a vida."
Respeitar a vida e a dignidade de cada pessoa , sem discriminar nem prejudicar.
2 "Rejeitar a violência." Praticar a não violência ativa, repelindo a violência, em todas suas formas: física, sexual, psicológica, econômica e social, em particular entre os mais fracos e vulneráveis, como as crianças e os adolescentes.
3 "Ser generoso." Compartilhar o meu tempo e meus recursos materiais, cultivando a generosidade, a fim de terminar com exclusão, a injustiça e a opressão política e econômica.
4 "Ouvir para compreender." Defender a liberdade de expressão e diversidade cultural, privilegiando sempre a escuta e o diálogo, sem ceder ao fanatismo, nem à maledicência e o rechaço ao próximo.
5 "Preservar o planeta." Promover um consumo responsável e um modelo de desenvolvimento que tenha em conta a importância de todas as formas de vida e o equilíbrio dos recursos naturais do planeta.
6 "Redescobrir a solidariedade." Contribuir para o desenvolvimento de minha comunidade, proporcionando a plena participação das mulheres e o respeito dos princípios democráticos, com fim de criar novas formas de solidariedade.

www.unesco.org.br

 

 

 

 

 

 

 

 


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Direção Educação Infantil Ens. Fundamental 1ª a 4ª série Ens. Fundamental 5ª a 8ª série Ensino Médio Esportes / A.P.M. P.E.A. Pastoral Educativa Agostiniana Dicas de livros,vídeos e softwares.