Projeto: "Consumo de Energéticos e Álcool"

2 º ano

agosto/2013

Disciplina: Química

Professores: Valéria Perissini e Lucia M. R. R. Vieira

Pesquisadores: alunos de 2º ano do Ensino Médio

Público alvo: alunos do 9º ano E.F. ao 3º ano E.M.

Duração: um trimestre

 

APRESENTAÇÃO
Este projeto foi desenvolvido nas turmas do segundo ano do ensino médio, tendo como temática central a reflexão sobre o consumo de bebidas alcoólicas misturadas com energéticos. Os energéticos são hoje parte da cultura de nossa juventude e são  responsáveis por energizar as baterias de nossos corpos. Bebida de gosto agradável, sucesso em festas e com grande apelo comercial, os energéticos surgiram com a proposta de fornecer energia para corpos já derrubados pela fadiga. Entretanto, seu consumo em excesso, pode ser extremamente danoso para a saúde.
  
JUSTIFICATIVA
Uma pesquisa realizada na Universidade de Wake Forest, nos Estados Unidos, concluiu que os jovens que misturam bebidas energéticas com bebidas alcoólicas têm o dobro de chances de se machucar em comparação àqueles que consomem apenas bebidas alcoólicas. Além disso, ainda de acordo com a pesquisa, os que misturam energéticos e álcool bebem 36% a mais do que os outros consumidores em uma noite e também relatam duas vezes mais episódios de embriaguez por semana.
  
OBJETIVO GERAL
Pesquisar e refletir sobre as consequências do hábito de consumo dessa mistura perigosa, tomando como partida os resultados de pesquisas e notícias de mortes de jovens que ingeriram essa mistura  em festas.
  
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Despertar no jovem a prática de diversão sadia, o não uso de drogas, o cuidado que se deve ter em festas e uso de bebidas alcoólicas, entre outras. Mostrar que o bem-estar e a diversão poder ser alcançados por formas mais saudáveis sem excessos e com mais respeito ao próximo e a si mesmo.
  
METODOLOGIA
Este projeto foi desenvolvido mediante palestras, leituras, discussão de textos, trabalhos em grupos, produção e distribuição de panfletos informativos na comunidade escolar, explicando o perigo da ingestão da mistura álcool mais energéticos.

   

CULMINÂNCIA

Distribuição de panfletos informativos confeccionados pelos alunos a partir da pesquisa de campo e do conhecimento do assunto.


Exposição e trabalhos